Reunião na Rede Ferroviária discutirá aproveitamento turístico de Maria Fumaça


03/06/2003 17:33

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado José Caldini Crespo



O deputado estadual José Caldini Crespo (PFL) participa nesta quarta-feira, 4/6, em São Paulo, de uma reunião no escritório regional da Rede Ferroviária Federal, onde também estarão presentes representantes do Projeto Turistrem de São Paulo e da Regional Sorocabana do projeto. O objetivo do encontro é buscar uma solução que permita o garageamento da Locomotiva 58, a Maria-Fumaça, e o seu aproveitamento num circuito turístico. O convite para o encontro partiu do engenheiro Ayrton Franco Santiago, chefe da Regional São Paulo da Rede Ferroviária.

Segundo o deputado, a decisão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de determinar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que estimule o turismo ferroviário colabora para que se vislumbre o uma solução na questão da volta da Locomotiva 58 para Sorocaba. "A intenção inicial dos envolvidos nesse aproveitamento turístico da Maria-Fumaça era garagear a Locomotiva 58 na Estação Paula Souza das Indústrias Votorantim, em Sorocaba e operar o trecho turístico entre Sorocaba e Votorantim", afirma Crespo. Segundo ele, de janeiro até meados de maio, ele e a diretoria do Turistrem promoveram gestões junto ao Grupo Votorantim buscando viabilizar a proposta.

"Infelizmente, no final de maio, o Grupo Votorantim informou que não poderá ceder a Estação Paula Souza para o garageamento da Locomotiva, nem permitir o uso turístico do ramal Sorocaba/Votorantim, que é de sua propriedade", lamenta Crespo. A manifestação do presidente Lula, ocorrida também em maio, foi entendida pelo parlamentar como uma "luz no final do túnel".

De acordo com Crespo, o encontro de quarta-feira será para se buscar tanto o garageamento como a operação turística da Locomotiva 58 com o apoio da Rede Ferroviária Federal e, oportunamente, da Ferroban. "Se tudo caminhar conforme o esperado, alcançaremos a solução ideal, que será o garageamento em desvio ferroviário a ser construído ao lado da Estação de Sorocaba e a operação do trecho Sorocaba/Fazenda Ipanema", diz Crespo. "Até agora tanto a Rede Ferroviária quanto a Ferroban não haviam se mostrado muito sensíveis ao nosso projeto, mas a partir da manifestação do presidente Lula a coisa mudou".

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp