Seminário: mortalidade materna e hipertensão


03/12/2002 16:53

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Acontece hoje, 03/12, terça-feira, no auditório Franco Montoro, seminário promovido pela Coordenação do Programa Estadual de Saúde da Mulher e do Adolescente. Dando continuidade ao trabalho do programa, que tem como objetivo a emancipação da mulher e do adolescente, contribuindo para a construção da cidadania, realiza-se mesa redonda para discutir e enfrentar as principais causas da mortalidade materna.

O seminário contou com a participação dos médicos obstetras Soubhi Kahhale e João Luís Pinto e Silva, que discorreram sobre hipertensão e hemorragia durante a gravidez. Sendo a hipertensão a principal causa da mortalidade materna, merece de todos os profissionais atenção especial na identificação de pacientes de risco. Existem diversas causas deste problema, porém, de acordo com Soubhi Kahhale, com medidas simples a incidência de óbitos de mulheres grávidas será substancialmente diminuída. O médico cita o exemplo do Estado do Paraná, onde o Comitê de Controle da Mortalidade Materna é o melhor do Brasil, com resultados surpreendentes e uma medida extremamente simples: foram colocados cartazes em todos os hospitais, postos de saúde, escolas e repartições públicas, identificando de maneira clara os sinais de risco da hipertensão durante a gravidez; ensinando às mulheres a ficarem atentas; e aos profissionais da área da saúde a identificação rápida e os procedimentos imediatos de socorro para, somente depois, encaminhar a paciente ao atendimento de hospitais.

Com esta medida bastante prática de informar, foi possível salvar muitas vidas. Esta é a proposta colocada: que os poderes públicos do Estado coloquem esta idéia em ação.

De maneira bastante enfática, os dois profissionais ressaltaram que, mais do que as causas predisponentes da doença, a prevenção e a qualidade de atendimento durante a gestação e o parto são fatores fundamentais no combate à mortalidade materna. Encerrando a palestra fizeram ambos a seguinte afirmação: " A melhor terapia fetal é cuidar muito bem da mãe".

alesp