Notas do Plenário


30/03/2007 18:59

Compartilhar:


Igualdade

Major Olímpio (PV) apresentou indicação que propõe o reajuste da pensão para os familiares de Alberto Mendes Júnior, policial militar morto em conflito com militantes de esquerda dos anos 60. Ele defendeu a indenização à família dos militares mortos durante os conflitos, da mesma forma que militantes anistiados são hoje indenizados pelo governo. Citando Rui Barbosa, deputado afirmou que a regra da igualdade consiste em não tratar igualmente os desiguais.

Billings

O Diário do Grande ABC reuniu grande número de assinaturas e de apoios parlamentares para encaminhar abaixo-assinado ao secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, a fim de pressioná-lo a encaminhar logo à Assembléia o projeto específico da represa Billings, informou José Augusto (PSDB). Comparando o problema da Billings com o da Guarapiranga, com grandes ocupações de favelas e contaminação dos mananciais, o deputado disse esperar que, com a regulamentação, se intensifique o desenvolvimento da região sem prejudicar o meio ambiente.

Amianto, não

O amianto é proibido em 34 países, informou Marcos Martins (PT), que acusa o governo de não tomar medidas contra empresas que insistem em utilizar esse material tóxico em construções no Estado, pois a Assembléia já aprovou lei proibindo essa utilização. O governo, no entanto, apresentou no Supremo Tribunal Federal uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei. Martins lamentou a atitude e quer pôr o assunto no centro das discussões.

Convivência pela paz

Segundo José Augusto (PSDB), a política tem um lado duro e difícil. As pessoas dizem que isso leva ao desencanto, mas o sonho vence as questões menores, disse o deputado. "Sabemos que as pessoas e partidos são diferentes. Política não se faz por decreto, é um processo histórico", afirmou. O deputado quer continuar a luta pela universalização da saúde, com o aperfeiçoamento do SUS, e também pela educação e pela ética. Enfim, por uma convivência em paz entre os homens, pregou.

Diversidade

Marcos Martins (PT) disse que, ao ouvir seu antecessor na tribuna, lembrou-se de sua infância no interior do Paraná. Aos 7 anos, o parlamentar já trabalhava na roça para ajudar seus pais e aos 10 anos discutia com seu irmão por que os atravessadores ganhavam mais que os plantadores, "que corriam os verdadeiros riscos". Outro ponto levantado pelo parlamentar diz respeito ao Orçamento participativo. "O Orçamento precisa ser discutido com os municípios, para que a população possa ser ouvida."

Mais um

O deputado Olímpio Gomes (PV) disse que se tornou mais um número nas estatísticas de furto. Enquanto conversava com um grupo de pais sobre problemas de segurança em uma escola, o carro do deputado, que estava próximo ao seu escritório, na zona norte, foi furtado. O major Olímpio também falou sobre a questão salarial dos policiais. "Hoje (30/3), foram encerradas as discussões para a data-base. Senhor governador, a família policial aguarda uma manifestação sobre a política salarial da categoria."

alesp