Lançamento da campanha para redução da jornada de trabalho


17/03/2004 15:12

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Dílson

A convite do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, o deputado José Dílson (PDT) participou na segunda-feira, 15/3, na Assembléia Legislativa, do lançamento da Campanha Nacional Unificada pela Redução da Jornada de Trabalho. O movimento é liderado pelas seis maiores centrais sindicais brasileiras - CUT, Força Sindical, CGT, SDS, CAT e CGTB - e conta com o apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

A campanha se estrutura no tripé redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, redução da hora-extra e fim do banco de horas. A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais é objeto da Proposta de Emenda Constitucional 393/2001, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS) e do deputado Inácio Arruda (PCdoB/CE), já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

"Gostaria de parabenizar todos os dirigentes das centrais sindicais pela união demonstrada em relação a essa causa histórica", afirmou José Dilson. "A redução da jornada de trabalho sem redução do salário pode ser uma alternativa inteligente no combate ao desemprego e uma ferramenta eficaz na geração de novas frentes de trabalho. As nações-modelo em termos de desenvolvimento econômico e social já adotaram a redução da jornada de trabalho. Não há por que não dar certo também aqui no Brasil." O deputado pretende encaminhar moção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo apoio e agilidade na tramitação da PEC 393/01.

jdilson@al.sp.gov.br

alesp