Parlamentar se mobiliza contra fechamento de escola em Santos


12/11/2003 16:04

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

"É mais uma medida autoritária da Secretaria da Educação, que prega a política do afeto, mas age com mão de ferro e despotismo, tomando decisões sem consultar a comunidade", afirmou a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), ao criticar a intenção de fechamento da Escola Estadual Dr. Antônio Ablas Filho, em Santos.

Em ofício enviado ao secretário da Educação, Gabriel Chalita, a parlamentar expressa sua revolta e a da comunidade escolar com a proposta de fechamento da unidade, que passaria a abrigar um centro para formação e capacitação de professores. "O prédio não oferece a infra-estrutura necessária para cumprir o papel que a secretaria pretende lhe conferir", disse Maria Lúcia.

A desativação foi comunicada, extra-oficialmente, à direção da escola durante reunião na Diretoria Regional de Ensino, quando foi determinado que não se realizassem rematrículas nem aceitas inscrições para novos alunos.

A escola atende cerca de 900 alunos, em três períodos, e tem 36 classes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.

"A decisão está sendo tomada sem levar em consideração que a unidade atende clientela específica, cuja transferência para outras escolas causará enormes transtornos", ressalta a deputada, que pretende discutir o caso na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.

Segundo apurou a parlamentar, secretaria quer transferir para a escola o centro de capacitação que atualmente funciona no prédio do colégio Escolástica Rosa. Este passaria para administração do Centro Paula Souza, com a promessa de que serão criados cursos técnicos profissionalizantes.

"Por que não implantar este centro no prédio onde funciona a Diretoria de Ensino, que praticamente já tomou conta de todo imóvel, no qual é mantida de forma acanhada a escola Cesário Bastos?", indaga a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp