Parlamento Jovem - Juventude Cidadã

OPINIÃO - Pedro Tobias*
22/11/2002 18:45

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O Parlamento Jovem Paulista foi instituído pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo com o objetivo principal de possibilitar aos nossos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. É, na verdade, um convite à participação de todos na tarefa de formar brasileiros para o exercício pleno da sua cidadania.

A quarta edição do Parlamento Jovem coincide com o último ano da atual legislatura. Os 94 "deputados jovens selecionados" vivem esta semana no plenário da Assembléia Legislativa uma situação inédita e inusitada. Realizam a sessão na qual os estudantes explicarão e votarão as suas propostas. Dentre os 94 eleitos, 17 são da Capital; 15 da Grande São Paulo, e 62 do Interior, representando 49 municípios. É importante ressaltar que seis deles são de nossa região : Vinicius Valeze Ferrari (Bauru), Thamíris Ferrari Fenon (Bocaina), Dene Gianazi Benjamin (Barra Bonita), Anderson Araújo Ribeiro e Felipe de Castilho Santos, ambos de Lins, e Enaile Oliveira (Pederneiras).

Na edição deste ano do Parlamento Jovem, as principais preocupações dos estudantes da 5ª à 8ª séries refletiram-se no número de projetos pertencentes às áreas da Educação (107) e do Meio Ambiente (56).

Apesar da iniciativa ser louvável, a experiência merece alguns aperfeiçoamentos para que seu êxito tenha continuidade nas próximas legislaturas. Uma proposta seria a inserção da participação de estudantes do ensino médio no Parlamento Jovem, bem como o maior envolvimento da rede pública de ensino. Poderia haver maior comprometimento dos dirigentes de ensino no processo, incentivando e estimulando atividades com os alunos ao longo do ano letivo voltadas ao Parlamento Jovem. É assim que devemos aprender a cidadania, desde criança. É na escola que devemos aprender o sentido de cidadania, pois a educação na escola vai além da matemática.

Outra idéia é envolver a participação não apenas de jovens estudantes, mas também dos movimentos e das organizações da juventude. Diante dos graves problemas da violência, do envolvimento com as drogas, desemprego, gravidez precoce, as políticas públicas para a juventude têm se demonstrado limitadas e o Legislativo constitui espaço privilegiado para se estabelecer canais de comunicação com a juventude, de modo que se dê forma política aos seus desejos e aspirações.

Precisamos transformar a Assembléia num espaço efetivo para a juventude, transformá-la num fórum permanente de participação de entidades e organizações que permita a circulação da pluralidade de opiniões. Se nós não tomarmos essa iniciativa, não teremos como progredir em direção ao futuro da participação da juventude.

*Pedro Tobias é deputado estadual pelo PSDB

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