Deputado valoriza profissão de gesseiros


22/11/2005 11:23

Compartilhar:


Mais de mil pessoas ouviram a palestra que o deputado José Caldini Crespo (PFL) proferiu no último sábado, 19/11, sobre a regulamentação estadual e o projeto de lei de sua autoria dispondo sobre a criação do cargo de técnico de imobilizações ortopédicas no quadro de pessoal da Secretaria da Saúde.

Crespo foi um dos convidados a participar do congresso nacional organizado pela Associação Brasileira dos Técnicos de Imobilizações Ortopédica, na Casa de Portugal, em São Paulo.

Em sua palestra, o parlamentar abordou aspectos relativos ao projeto de lei nº 857, de sua autoria, apresentado em 2003 e que já passou por todas as fases de análises técnica e jurídica, estando pronto para ser votado pela Assembléia Legislativa.

O projeto autoriza o governo a criar, no âmbito da Secretaria da Saúde, o cargo de técnico de imobilizações ortopédicas. Esses profissionais, mais conhecidos como gesseiros, são os responsáveis pela retirada de aparelhos de imobilização ortopédica e confecção de imobilizações e aparelhos gessados nas salas de gesso e cirurgia, além da preparação de material para confecção de imobilizações.

Justificando o projeto, Crespo assinalou estar certo de que, na estrutura de emergência, particularmente na área de ortopedia e trauma, o auxiliar técnico de imobilização desenvolve um papel essência, uma vez que havendo a fratura, o médico diagnostica, radiografa e pede a imobilização, e o gesseiro, com seu conhecimento técnico e específico, completa o trabalho.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp