Deputada recorre ao Governo estadual por cidades castigadas pela ressaca


28/04/2005 11:03

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está reivindicando ao Governo estadual socorro aos municípios do litoral paulista castigados pela ressaca do mar nos últimos dias. Em ofício dirigido ao governador Geraldo Alckmin, e em Indicação protocolada na Assembléia Legislativa, a parlamentar solicita o repasse emergencial de recursos financeiros e materiais para auxiliar na recuperação dos estragos causados. Santos foi a cidade que mais sofreu com a força das ondas, mas também houve danos em São Vicente e Peruíbe.

"É uma situação extrema, em que as cidades precisam dessa ajuda para minimizar os prejuízos causados. Em Santos, as perdas foram muito grandes na região da Orla, mas também houve inundações na zona Noroeste, onde é necessária uma ação consistente de combate às enchentes", enfatiza a deputada. No documento enviado ao governador, ela defende que o Estado atue com rapidez no auxílio aos municípios.

Outra alternativa colocada por Maria Lúcia é a liberação emergencial de verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). "Como a maior parte dos estragos aconteceu em áreas turísticas, esta possibilidade existe e pode ser viabilizada por meio da vontade política do governador", argumenta Prandi. Ela lembra que na Orla de Santos, por exemplo, o custo das obras de restauro deverá ser elevado, porque haverá necessidade de recuperar parte do solo da avenida da praia, solapado pelo mar.

Combate às enchentes

Com relação às enchentes em bairros da zona Noroeste de Santos e da periferia de São Vicente, a parlamentar acredita que é fundamental o papel do Estado na implantação de um programa efetivo para acabar com as inundações. "Isto só será possível com a concretização de um amplo projeto de macro-drenagem, inclusive com a construção de piscinões", explica ela.

Em emendas ao Orçamento estadual, há anos Maria Lúcia busca a reserva de verbas para implantação de um amplo e moderno sistema de comportas nos canais que cortam aquela região da cidade. Segundo Prandi, este é um trabalho que precisa ser feito de forma integrada entre o Governo estadual e as Prefeituras de Santos e São Vicente. "A água drenada de uma cidade acaba desaguando na outra. Por isso, essa atuação integrada é fundamental para as ações sejam bem sucedidas", acrescenta.

Para São Vicente, além de apresentar emendas ao Orçamento, no início desse ano a deputada Prandi protocolou Indicação na Assembléia, cobrando ações do Governo do Estado para acabar com as enchentes no município. Segundo Maria Lúcia, o município precisa do apoio estadual para implantar 17 comportas nos canais que deságuam no estuário e que sofrem o impacto das marés e das chuvas, provocando inundações.

e-mail: mlprandi@al.sp.gov.br

alesp