Vaz de Lima participa da entrega do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão


13/07/2007 18:59

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, participou nesta quinta-feira, 12/7, da entrega do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão de 2007. A cerimônia aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e teve a presença do governador José Serra, dos secretários Sidney Beraldo, de Gestão, Ronaldo Marzagão, da Segurança Pública, e Hubert Alquéres, de Comunicação, além do prefeito de Sorocaba, Victor Lipp.

O prêmio, instituído pela Lei 11.594/2004, foi concedido a diversas organizações da administração pública e a empresas privadas, avaliadas por uma banca de examinadores e juízes voluntários organizada pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão, organização fundada com o objetivo de promover a melhoria da gestão das organizações públicas e privadas do Estado de São Paulo.

Trinta organizações de todo o Estado de São Paulo foram premiadas. O Troféu Governador do Estado, o prêmio mais importante da noite, foi entregue por José Serra à Sabesp Metropolitana e à Acelor Mittal Aços Longos.

Vaz de Lima fez a entrega de medalhas de bronze ao 13º Grupamento de Bombeiros e ao Comando de Policiamento do Interior 5, de São José do Rio Preto, pelo bom desempenho de gestão em 2006. Vaz lembrou que o primeiro parlamento estadual a ter o certificado de qualidade Iso 9001 foi a Assembléia Legislativa de São Paulo, que continua empenhada em melhorar sua gestão, com a adoção de práticas de economia e bom planejamento, como o pregão eletrônico e a bolsa de compras, institutos que reduzem significativamente as despesas administrativas. Para ele, um prêmio como esse é o reconhecimento de um esforço de gestão que faz com que empresas e órgãos da administração pública levem benefícios a seus empregados e clientes, no Estado e no país.

Excelência da Gestão

Para Sidney Beraldo, deputado estadual do PSDB e secretário de Gestão do governo estadual, o grande desafio de nosso país é obter desenvolvimento econômico e social à altura das exigências de nossa sociedade, e para isso é preciso ser competitivo, com boa gestão dos recursos, aperfeiçoamento das organizações e força de trabalho motivada, especialmente no poder público. "Nos últimos anos observamos o avanço da democracia, mas ainda temos uma dívida e um desafio, que é transformar esse instrumento também num serviço público de qualidade", disse Beraldo. Dos premiados, 18 são organizações privadas e 12 são organizações públicas, o que mostra a busca de eficiência e melhoria de gestão, segundo o secretário.

Vaz de Lima elogiou o governador pela criação da secretaria de Gestão e afirmou que o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão ganhou o respaldo da sociedade paulista e hoje é instituído por lei de iniciativa da Assembléia Legislativa.

Qualidade com ética

O fato de 40% das organizações admitidas no concurso do prêmio serem da administração pública demonstra, segundo o governador José Serra, que é a área que mais necessita de qualidade de gestão e, por isso, o investimento em sua melhoria tem extrema relevância. Serra lembrou que a Sabesp é a maior empresa de serviços públicos do Estado de São Paulo, e elogiou seu desempenho e o de outros premiados, como a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Para o governador, é preciso haver qualidade da gestão, lembrando que, "tanto para a administração privada quanto pública, não há qualidade sem ética".

Participantes e prêmios

Participaram ainda das premiações Luiz Ildebrando Pierry, presidente do Fórum Nacional dos Programas Estaduais e Setoriais " Fórum QPC, e secretário executivo da Associação Qualidade RS/PGQP; Roberto Diniz, Comandante Geral da Polícia Militar; Michal Gartenkraut, presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ); e José Ricardo Roriz Coelho, presidente do Instituto Paulista de Excelência da Gestão (Ipeg).

Foram premiados, ainda, o Comando de Policiamento do Interior 4 " Bauru, com a medalha de prata, e com a medalha de bronze, as seguintes organizações: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Subprefeitura de Campo Limpo da Prefeitura de São Paulo, 13º Grupamento de Bombeiros de S. José do Rio Preto, Comando de Policiamento do Interior 5 de S. José do Rio Preto, 2º BPM/M Penha, 32º BPM/M Suzano, 1º Batalhão de Polícia Rodoviária de São Bernardo do Campo, Centro de Reabilitação da PM, Esalq/Usp de Piracicaba e Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM. O Prêmio Regional de Qualidade da Gestão (medalha de ouro Tropeiro) foi concedido ao 22º BPM/M de Itapetininga.

alesp