Deputado aponta falta de providências para melhorar a situação do CHS


31/03/2005 09:55

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) espera que a visita do secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba leve o governo do Estado a garantir melhores condições de funcionamento para o complexo. "Como o próprio Conselho Estadual não foi oficialmente informado da visita do secretário ao CHS, esperamos que ela não acabe se configurando como um ato para inibir a fiscalização dos conselheiros", disse o parlamentar.

Segundo Hamilton, essa possibilidade se deve ao comportamento da maioria das secretarias estaduais perante os problemas apresentados pelos parlamentares. "Quando denunciamos a falta de estrutura mínima para o funcionamento adequado dos distritos policiais, em 2001, a Secretaria de Segurança Pública alegou que o problema não existia", afirma o deputado. "Da mesma maneira tem agido a Secretaria da Saúde, que em 2002 recebeu um relatório acerca da situação do CHS, elaborado pela Comissão de Representação da Assembléia Legislativa, e até hoje pouco fez para mudar esse quadro."

Hamilton Pereira participou, em 2001, da primeira vistoria no conjunto hospitalar, que, segundo ele, deu origem a diversas denúncias acerca da precariedade com que a população de 48 municípios da região é atendida no CHS. Ele também foi membro da Comissão de Representação criada pela Assembléia Legislativa, que investigou a situação da instituição e encaminhou um relatório ao secretário da Saúde. No final do ano passado, o parlamentar apontou uma diminuição de 15% nos recursos da Saúde para investimentos e a defasagem dos salários dos servidores, que têm a pior remuneração do mercado (55% da média salarial da segurança pública), de acordo com o deputado.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp