Apoio à Marcha dos Prefeitos à São Paulo


09/11/2009 20:38

Compartilhar:


"É uma iniciativa suprapartidária para exigir soluções em áreas estratégicas como saúde, educação e segurança pública. Os municípios estão assumindo cada vez mais obrigações que são de responsabilidade do governo estadual sem receber nenhuma contrapartida", diz o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), sobre Marcha Paulista em Defesa dos Municípios, que acontece amanhã e quinta-feira, na Assembleia Legislativa

A Marcha dos Prefeitos, como está sendo chamado o evento, tem o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM). O objetivo é reunir prefeitos em torno de problemas que sobrecarregam as administrações municipais, como aluguel de prédios para delegacias, compra de medicamentos ordenada pelo Poder Judiciário, serviço de transporte escolar e fornecimento de merenda em escolas estaduais, entre outros.

Segundo Carlinhos, o município é a base das políticas públicas e, por isso, deve ser ouvido. "É muito importante que se ouça o que os prefeitos têm a dizer porque sem a adesão voluntária dos municípios, não existe política pública que dê certo", observa.

Para Emidio de Souza, prefeito de Osasco e membro da coordenação da marcha, há a necessidade de articular e mobilizar o maior número possível de prefeitos paulistas "para fortalecer o movimento em defesa das justas reivindicações dos municípios que são obrigados a arcar com gastos que não lhe dizem respeito".

Representante da ABM na marcha e também da coordenação do protesto, o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, acredita que o evento será uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre o governo do Estado e os municípios, a exemplo do que acontece com o governo federal por meio da Secretaria de Assuntos Federativos.

"Temos um canal de comunicação direto com o presidente Lula, facilitando as reivindicações e solicitações dos prefeitos. Com um saldo tão positivo, chegamos à conclusão de que é extremamente necessário organizar uma marcha também aos governos estaduais", destaca.

alesp