Tribuna


14/12/2011 18:45

Compartilhar:


Demanda do metrô



Pedro Tobias (PSDB) falou sobre estatística do metrô de São Paulo que indica aumento de 1,1 milhão de passageiros por dia. O deputado lembrou que Rio de Janeiro e Brasília tiveram o mesmo aumento. "Se o governo federal não investir no metrô, o Estado e os municípios não aguentam", comentou. Tobias comentou a participação do ministro Alexandre Padilha na Comissão de Saúde, em 13/12. "O ministro mostrou a situação como se tivesse uma maravilha, mas a realidade não é essa". (IR)



Fora do regime complementar



O deputado Edson Ferrarini (PTB) comentou o PL 840/2011, aprovado em 13/12, que prevê o regime previdenciário complementar dos servidores públicos do Estado. O parlamentar explicou que a Polícia Militar ficou de fora do plano. "É uma categoria diferente de outras quanto a direitos trabalhistas. Os policiais, por exemplo, não tem direito à greve. "A consultoria jurídica da Polícia Militar elaborou documento com essas justificativas e enviou para o governador, que entendeu serem justas", comentou. (IR)



Garupa proibida



Jooji Hato (PMDB) falou do PL 485/2011 aprovado, de sua autoria, que prevê a proibição do trânsito de motocicletas com garupa no Estado. O deputado exibiu trecho de reportagem do programa televisivo Profissão Repórter a respeito dos frequentes acidentes envolvendo motociclistas e o desrespeito às leis, como a de uso obrigatório de capacete. Hato agradeceu, em nome das vítimas de acidentes e assaltos com motociclistas, aos que aprovaram seu projeto. (IR)



Saúde pública



Marcos Martins (PT) elogiou o comportamento do ministro Alexandre Padilha, na Comissão da Saúde, no dia 13/12: "O ministro mostrou apreço por essa Casa e preocupação com a saúde pública". Martins disse que houveram algumas demonstrações de crítica ao ministro e contestou: "No governo FHC não tivemos essa preocupação com a saúde". Martins também falou sobre a falta de investimento para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por parte das prefeituras. (IR)



Choro de desabafo



"Aprovamos mais os projetos de lei encaminhados pelo governador do que os nossos", disse Hamilton Pereira (PT), lamentando-se ao ver que seu PL 463/11, que rege o processo de atualização de informações sobre pessoas desaparecidas no Estado, não será aprovado neste ano. O deputado lembrou que tramita na Casa o Orçamento de 2012, que prevê cerca de R$ 160 bilhões para o Estado. (GN)



Obras em Ribeirão Preto



"Feliz o Estado de São Paulo que tem como governador Geraldo Alckmin, cuja capacidade e honestidade são demonstradas diariamente em sua conduta", disse Welson Gasparini (PSDB), referindo-se a algumas obras em Ribeirão Preto, como as reformas no Aeroporto Leite Lopes e na Etec, construções da Fatec do Viaduto, na Avenida Henri Nestlé, e de prédios no Parque Tecnológico. (GN)



Servidores esquecidos



Olimpio Gomes (PDT) ratificou sua indignação ao ver que projetos de leis complementares (73 a 77/11), que versam sobre a revisão salarial de servidores públicos ainda aguardam votação, enquanto o PL que rege a revisão salarial dos deputados foi aprovado nesta terça-feira, 13/12. (GN)



Balanço do ano



Para Adriano Diogo (PT), o balanço dos trabalhos realizados na Casa foi positivo. Segundo o deputado, a nova safra de parlamentares junto com os que possuem mais experiência contribui muito para um processo evolutivo. Diogo lamentou que cada parlamentar tivesse o direito de aprovar um projeto por ano. "Faz anos que não consigo aprovar um projeto meu", finalizou. (GN)



Comissão de saúde



Donisete Braga (PT) agradeceu aos 94 deputados, em especial aos que fazem parte da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, pelas ações ao longo do ano. "O reconhecimento da Frente só aconteceu graças ao empenho de todos os companheiros", disse. O parlamentar falou, também, sobre a Comissão de Saúde, realizada nesta terça-feira, 13/12, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "O ministro atendeu todos os deputados e ouviu a sociedade. É dessa maneira que o poder público deve agir e interagir de forma positiva na vida das pessoas". (DA)



Presídios



"Há superlotação em cadeias de todo o país. Onde caberiam 600 presos existem 1.800", disse Welson Gasparini (PSDB). Segundo o deputado, o governo está construindo mais presídios, mas também é necessário alfabetizar e ensinar aos presos uma profissão. O parlamentar disse que muitos dos presos saem do sistema mas voltam a cometer crimes. "Os presídios são uma universidade do crime", declarou. O deputado citou alguns presídios que investem na socialização dos presos, "locais que possibilitam que o preso seja produtivo, algo positivo para ele e para o governo", argumentou. (DA)



Polícia Militar



Edson Ferrarini (PTB) comentou sobre a Polícia Militar do Estado. Segundo o parlamentar, "a PM de São Paulo é uma das melhores e não comete excessos. Sua corregedoria é a mais atuante do país e responsável por fiscalizar, impedir e punir quem realiza ações violentas". O parlamentar discorreu sobre as transformações e, segundo ele, a valorização da polícia no Estado. "Hoje temos a polícia ambiental, antigamente era a florestal, que é reconhecida e fortalecida". O deputado lembrou que ele também ajudou no progresso da Polícia Militar: "depois que você mata a onça tem muita gente querendo tirar foto ao lado dela morta", declarou. (DA)

alesp