Edir Sales condena transferência de detentos perigosos para Cadeião da Vila Prudente


06/03/2001 14:01

Compartilhar:


A deputada estadual Edir Sales (PL) considerou inadequada a decisão da Secretaria de Administração Penitenciária de transferir para o Centro de Detenção Provisória de Vila Prudente dezenas de detentos oriundos da Penitenciária do Estado.

Segundo Edir, o Centro se destina a abrigar exclusivamente presos que aguardam sentença judicial. "Como o próprio nome diz, a detenção é provisória. Portanto, o cadeião não pode abrigar presos que estejam cumprindo pena."

Edir ressalta que a transferência coloca em risco a população próxima ao Cadeião de Vila Prudente. "O local não está devidamente preparado para abrigar os 56 detentos vindos da Penitenciária do Estado e que estiveram envolvidos na megarebelião do dia 18/2, considerados de alta periculosidade."

A deputada não aceita a alegação do governo de que a penitenciária não têm condições de abrigar os detentos no momento. "Tal qual a penitenciária, o cadeião também não possui infra-estrutura de segurança adequada para recebê-los. O ideal seria transferir esses detentos para uma penitenciária de segurança máxima."

Para Edir, vivemos na iminência de uma nova megarebelião, que infelizmente poderá atingir o Centro de Detenção Provisória de Vila Prudente. "O cadeião ficou fora da megarebelião do dia 18. Entretanto, está recebendo detentos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e isso pode envolver o local nesse tipo de motim."

A deputada deverá solicitar explicações as autoridades responsáveis pela transferência.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Edir Sales - 3886-6599)

alesp