Petterson Prado defende 'visão metropolitana' na RMC


12/02/2001 16:28

Compartilhar:


O deputado estadual Petterson Prado (PPS) defendeu a consolidação de uma visão metropolitana no andamento da implantação da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Segundo Petterson, os prefeitos têm a obrigação de enxergar "como um todo" as questões que envolvem as cidades. "Se não conseguirmos criar uma consciência metropolitana na região, não vamos fazer a RMC sair do papel", disse Petterson, durante reunião realizada no último sábado, 10/2, em Campinas, para discutir os rumos da RMC e as primeiras ações a serem adotadas pelo novo conjunto de municípios.

Criada em junho do ano passado, a RMC começa a sair do papel neste ano, com a formação do Conselho de Desenvolvimento, com a constituição do Fundo Metropolitano e da agência que gerenciará as obras e serviços a serem realizados no âmbito metropolitano. "Sugiro novas reuniões como esta, a serem realizadas com a sociedade civil, para que a população possa participar ativamente de todo o processo", afirmou o deputado. A reunião em Campinas, realizada no Centro de Convivência Cultural, contou com a participação de deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e representantes do governo do Estado e das prefeituras, além de membros de entidades civis.

Petterson também lembrou que o sucesso na implantação da RMC depende muito da "habilidade política" dos prefeitos. "Agora é a hora dos prefeitos tomarem para si a responsabilidade pela condução da Região Metropolitana. A Assembléia Legislativa fez a sua parte", afirmou. O deputado ainda criticou a morosidade dos trabalhos e a ausência de obras significativas na Região Metropolitana da Baixada Santista, criada em 1996.

A RMC, terceira região metropolitana do Estado, é composta por 19 municípios, que, juntos, possuem cerca de 2,3 milhões de habitantes e produzem aproximadamente R$ 17 bilhões, abrangendo um território de 3.673 quilômetros quadrados.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Petterson Prado - 3886-6567/6534)

alesp