Comissão vai pedir ao secretário da Segurança que explique viagem aos Estados Unidos


06/07/2006 10:44

Compartilhar:


O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Saulo de Castro de Abreu Filho, terá de explicar à Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa se sua viagem aos Estados Unidos, autorizada por decreto publicado no Diário Oficial do Estado em 15/6, atendendo a convite do Departamento de Polícia de Miami, foi custeada pelo poder público ou paga do próprio bolso.

A comissão aprovou na quarta-feira, 5/7, requerimento de informação nesse sentido, apresentado pelos deputados Carlinhos Almeida e Vanderlei Siraque (ambos do PT). Também foram solicitadas cópias dos documentos comprobatórios da viagem e relatório detalhado das atividades desenvolvidas junto ao órgão policial de Miami.

Dos mesmos autores, foi aprovado também requerimento para que o secretário de Economia e Planejamento, Fernando Carvalho Braga, que acompanhou Saulo de Castro na viagem, dê explicações sobre os motivos de sua ida aos EUA, se participou de reuniões com investidores estrangeiros, se o secretário de Segurança esteve presente nesses encontros e quem pagou as despesas realizadas.

"É dever do Poder Legislativo fiscalizar os atos da administração pública e saber por que o secretário da Segurança se ausenta do país num momento de grave crise, com inúmeros crimes praticados pelo PCC, rebeliões em presídios e atentados à vida dos agentes de segurança penitenciária", disse Carlinhos.

O deputado também é autor do requerimento de informação que será encaminhado à Secretaria da Segurança Pública tratando das providências que estão sendo tomadas para a implantação do 9º Distrito Policial no Bairro Novo Horizonte, na zona leste de São José dos Campos, com alto índice de criminalidade. Em novembro de 2005, o parlamentar reuniu-se com o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Marco Antônio Desgualdo, e com o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 1 (Deinter 1), Paulo Bicudo, que teria garantido procurar um local para a delegacia e dar início ao processo junto à Delegacia Geral.

Em outro item da pauta da comissão, ficou determinada, mais uma vez, a solicitação de realização de audiência pública, em data a ser marcada, para discutir a situação precária das cadeias públicas da região do Vale do Paraíba, assim como a necessidade de construção de um Centro de Detenção Provisória. A comissão já havia aprovado, em 10/5, a realização da audiência, depois que diligências efetuadas em várias cadeias da região, com a participação do deputado Carlinhos Almeida, resultaram em relatório demonstrando a precariedade desses locais.

carlinhos@carlinhos.org

alesp