Situação da TV Cultura é debatida na Câmara dos Deputados


10/06/2003 16:36

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Enio Tatto



O deputado Enio Tatto (PT) representou a Assembléia Legislativa de São Paulo em audiência pública realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados no dia 5 de junho. O tema da reunião foi "O sucateamento da TV Cultura de São Paulo e o futuro imediato do sistema público de radiodifusão no Brasil".

Participaram da audiência o presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima, o professor de telejornalismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, Laurindo Leal Filho; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Frederico Barbosa Ghedini; o presidente do Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo, Nilton de Martins; o presidente da TV Comunitária de Brasília e diretor da Comissão de Liberdade de Expressão do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Carlos Alberto de Almeida; e o representante dos funcionários da TV Cultura no Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Maurício Monteiro.

"Nem tudo veio à tona", afirmou Tatto. "O tempo foi escasso para aprofundar as questões, principalmente as que motivaram o meu pedido de constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito". Para o deputado, o presidente da Assembléia está lhe devendo esclarecimentos sobre a fila de espera enfrentada pelo seu pedido de CPI e respostas para os requerimentos de informações que apresentou, inclusive sobre o contrato da Fundação Padre Anchieta com a TV Assembléia.

De acordo com o parlamentar, os palestrantes, com exceção de Cunha Lima, afirmaram que as dificuldades que a TV Cultura atravessa exigem "discussões cuidadosas", por se tratar se de uma TV Pública de caráter educativo e cultural que se contrapõe a degradação da televisão brasileira.

Em reunião realizada em maio entre Cunha Lima e a Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa ficou acertada a convocação de uma audiência pública, solicitada pelo deputado Vicente Cândido (PT) para o dia 25 de Junho. "Será um momento de suma importância para tirarmos alguns encaminhamentos", disse Tatto. "É necessário convocar os 44 conselheiros para que se abra definitivamente a caixa-preta da TV Cultura".

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp