Deputado quer que Prefeitura de São Paulo reembolse Carapicuíba


05/06/2003 17:58

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Ricardo Tripoli



O deputado Ricardo Trípoli (PSDB), membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, defendeu, durante a reunião do órgão realizada na terça-feira, 3/6, para discutir as obras de ampliação da calha do Tietê, que a Prefeitura de São Paulo deve recompensar Carapicuíba de alguma forma, já que, segundo ele, esta obra irá possibilitar a resolução do problema das enchentes na Capital.

O governo do Estado, sustenta o deputado, já está dando a sua contrapartida ao município ao criar uma grande área de lazer para a cidade, mas a Prefeitura de São Paulo não só não está dando nada como ainda gera dificuldades para a manutenção da obra, gerando falsas polêmicas.

Trípoli afirmou que a obra de lançamento dos resíduos inertes - portanto não causadores de contaminação - na Lagoa de Carapicuíba foi aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e é sujeita a monitoramento constante. O superintendente do Daee, Ricardo Borsari, disse em seu pronunciamento na Comissão que havia um lixão e lançamento de esgoto clandestino na lagoa, portanto existia a contaminação da área.

Trípoli também declarou que a mortandade de peixes "foi utilizada como um factóide para mobilizar a opinião pública contra uma obra tão importante e não tem nenhuma relação com os detritos lançados, como ficou demonstrado em diversos estudos técnicos". Segundo ele, "na falta de fatos concretos alguns ativistas resolveram soltar a imaginação, preocupados em fazer politicagem ao invés de defender os verdadeiros interesses da população".

rtripoli@al.sp.gov.br

alesp