Lobbe apresenta projeto instituindo o Dia da Araucária


17/12/2002 22:09

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O dia 25 de abril poderá ser lembrado como o "Dia da Araucária", caso projeto de lei de autoria do deputado Lobbe Neto (PSDB) seja aprovado pelo plenário da Assembléia Legislativa. A iniciativa do parlamentar foi protocolada na última sexta-feira, 13/12, e pretende incluir a data no calendário oficial do Estado de São Paulo.

A Araucária Angustifólia, popularmente conhecida como pinheiro-do-paraná ou pinho brasileiro, é considerada uma das espécies mais ameaçadas de extinção no país, que pode viver mais de 200 anos. Quando adulta, atinge alturas superiores a 20 metros, sendo que o diâmetro de seu caule na base pode ultrapassar 2 metros e o da copa 10 metros. Quando jovem, seus ramos formam uma copa em forma de cone e quando adulta lembra um candelabro.

Na natureza esta majestosa espécie ocorre em florestas denominadas Matas de Araucária em altitudes de 600 a 1200 metros, formando um dos mais belos ecossistemas brasileiros. Suas copas formam um extrato acima das demais árvores permitindo, em seu interior, a formação de uma grande diversidade de espécies vegetais. A semente da Araucária, o pinhão, é também um importante alimento para muitos animais que vivem nestas matas como gralhas, esquilos e bugios.

Risco de extinção

No Brasil, as matas de Araucária ocorrem em duas regiões distintas: no Planalto Sul-Brasileiro, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e ainda na Serra da Mantiqueira nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, em altitudes relativamente altas, de 1200 a 1800 metros. "Lamentavelmente, o atual estado de conservação é muito crítico em nosso Estado, sob ameaça de extinção", comenta Lobbe Neto.

Estimativas recentes indicam que este ecossistema pode desaparecer até meados do século XXI, caso nenhuma medida de conservação seja tomada. Para o deputado, "com a inclusão da data no calendário oficial, pretendemos incentivar ainda mais a mobilização que já vem se realizando em diversas regiões de São Paulo para a preservação e recuperação da espécie".

alesp