Exportação de álcool pode assegurar posição do Brasil no exterior

Flash
18/11/2003 15:11

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O Brasil é hoje um dos líderes na produção de álcool combustível, além de ter desenvolvido tecnologia de ponta no setor. Um de seus desafios é aumentar o papel desse produto na pauta de exportações.

Este é um dos temas que está em discussão na tarde desta terça-feira, 18/11, na Assembléia Legislativa, em reunião da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, em parceria com a Comissão de Agricultura e Pecuária, da qual participa Duarte Nogueira, secretário de Agricultura e Abastecimento, para abordar o tema "Brasil e São Paulo: etanol como fonte alternativa de combustível".

Além de discorrer sobre a produção do etanol no país, destacando seu papel no setor de energia e de transportes, Nogueira expõe o que foi discutido sobre o assunto na Conferência Mundial de Etanol para Transportes, no Canadá, ocorrida no início de novembro, onde foi um dos palestrantes. Ele afirmou que existe uma enorme perspectiva para exportar o produto brasileiro, que tem a possibilidade de alcançar a meta de três bilhões de litros em 2006. "Isto sem incorrer em novos investimentos", alerta o secretário.

Para o deputado Arnaldo Jardim (PPS), coordenador da Frente, é importante discutir de que forma o legislativo paulista pode incrementar o uso desse combustível como parte das discussões sobre o Plano Plurianual (PPA), o Orçamento de Estado e demais matérias tributárias. Ele confirmou como um dos próximos passos do setor o incremento da exportação de etanol.

Aguarde mais informações.

alesp