Bauru tem o que comemorar !

Opinião
01/08/2005 18:37

Compartilhar:


Nesta data especial para a nossa querida Bauru, a acolhedora mas sofrida população tem o que comemorar em mais um aniversário da promissora "Cidade Sem Limites". Após a convulsão institucional vivida durante vários anos, o município está aprendendo a duras penas que não basta estar bem localizada no mapa e ter capacidade de consumo para ser cortejada por empreendedores. É necessário ter algo mais: articulação política e credibilidade institucional, pois os recursos, tanto estatal quanto da iniciativa privada, sempre costumam ancorar em portos seguros.

Assim, o governador Geraldo Alckmin está investindo pesado no município, especialmente nos últimos anos. Podemos citar como exemplos os quase R$ 60 milhões investidos na conclusão Hospital Estadual Dr. Arnaldo Prado Curvêllo, próximo à Unesp, cujas obras ficaram paralisadas por quase 10 anos. Hoje o hospital está em pleno funcionamento e, sob o ponto de vista social, é considerado o mais importante complexo médico-hospitalar da região. A inauguração desta obra já reflete, na prática, sua importância social: cerca de 1 milhão de pessoas de 50 cidades da região estão sendo beneficiadas diretamente com o hospital estadual, que oferece atendimento 100% gratuito, de qualidade e humanizado. Além disso, também está gerando centenas de empregos, consolidando Bauru como centro regional de referência médico-hospitalar.

Ainda na área da Saúde, destaco a conquista do Instituto de Câncer de Mamas, em atividade na Maternidade Santa Isabel. Trata-se de um centro especializado no diagnóstico precoce e no tratamento desta grave doença que, infelizmente, ainda atinge muitas mulheres. Com o instituto, estamos trabalhando para preservar e salvar muitas vidas.

O governador Geraldo Alckmin também investiu recursos nas reformas, ampliações, coberturas de quadras em dezenas de prédios de escolas estaduais em diversos bairros carentes de Bauru que necessitavam destas melhorias, bem como a construção de novas unidades de ensino nos núcleos habitacionais "Nobuji Nagasawa" (Bauru 2000), "Isaura Pitta Garms" (Bauru 1) e Parque Jaraguá.

As obras de infra-estrutura, que consolidam Bauru como pólo regional de desenvolvimento econômico e social, agora estão dando prioridade à logística. O novo aeroporto internacional, em construção na rodovia Bauru-Arealva, é uma das maiores obras aeroviárias do país e dará novo impulso à economia e ao turismo da região. As duplicações das rodovias Bauru-Marília e Bauru-Jaú, incluindo a nova ponte sobre o Rio Tietê, também são exemplos nítidos da nova fase de investimentos por parte do governo do estado, assim como foram as obras de duplicação da avenida "Luiz Edmundo Coube".

Finalmente, depois de um longo período de instabilidade, Bauru começa a entrar novamente na rota de investimentos públicos e privados que estão mudando a geografia da cidade. Mas, para que esse processo seja efetivamente consolidado, é preciso que as lideranças deixem as divergências político-partidárias de lado e trabalhem, de fato, pela nossa querida Bauru. Tenho colocado essa tese em prática constantemente, pois acredito nela como princípio básico do homem público. Afinal, o jogo do desenvolvimento não permite mais vacilos. A sociedade bauruense, sempre acolhedora e trabalhadora, já sofreu demais. Chegou a hora da virada. Tenho a honra de estar inserido nessa luta de conquistas que estão proporcionando o bem-estar coletivo, e de outras que virão no futuro próximo, como as instalações da Escola Técnica Estadual, do Poupatempo e da nova sede do Corpo de Bombeiros. Parabéns "Cidade Sem Limites" pelos seus 109 anos de história e progresso.

*Pedro Tobias é médico e deputado estadual pelo PSDB

ptobias@al.sp.gov.br

alesp