Trevo de acesso à Unesp, em Jaboticabal, recebe nova denominação


22/09/2005 16:00

Compartilhar:


No município de Jaboticabal, o trevo de acesso à Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp) situado no Km 111 da rodovia Carlos Tonanni (SP-333) passou a denominar-se "Júlio Di Giorgio" desde o início do mês. A lei nº. 12.007, de autoria do deputado Roberto Engler (PSDB), foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin e entrou em vigor no dia 9 de setembro, data de sua publicação no Diário Oficial, seção Poder Legislativo. A iniciativa do parlamentar tucano homenageia o imigrante italiano que estabeleceu residência naquele município no início do século 20.

Júlio Di Giorgio, italiano da região de Nápoles chegou ao Brasil no final do século 19 e fixou residência em Jaboticabal depois de passar pequenos períodos em outras cidades do interior do Estado de São Paulo. A família de Júlio deixou a Europa para tentar a sorte na América no auge da revolução industrial. Aqui, a família participou de todo o processo do cultivo do café, desde a formação da lavoura (como desmatamento da terra bruta), preparo do solo, fertilização, plantio, manutenção dos cafezais, podas, combates às pragas, até a colheita, secagem e comercialização dos sacos.

Junto com seus cinco irmãos, Júlio trabalhou com o patriarca da família, senhor Paolo na lavoura de café e, mais tarde, no cultivo de cana-de-açúcar, algodão, arroz, milho, amendoim, mamona e tomate. A família Di Giorgio trabalhou também na implantação da malha ferroviária do Estado, primeiramente em São João da Boa Vista na Estrada de Ferro Mogiana e, posteriormente, na Estrada de Ferro Araraquarense.

Júlio Di Giorgio dedicou-se às atividades do campo em fazendas como a Palmital e Usina Pimentel, ambas em Jaboticabal. Ele trabalhou também com transportes de cargas e embrenhou-se na tarefa de conservação e manutenção de estradas vicinais e de carreadores utilizando recursos próprios. Conseguiu com isso, melhorar as condições de trânsito entre as propriedades rurais e o escoamento da produção agrícola de toda a região.

Um exemplo de sua dedicação à expansão social e educacional de comunidade de Jaboticabal foi a luta pela instalação de uma escola rural, na década de 30, na Fazenda Palmital. Júlio foi responsável pela contratação do professor para alfabetização não só das crianças e jovens, como também dos adultos. A sala de aula na fazenda funcionou por longo tempo, inclusive no período noturno.

"Com mais de 100 anos no Brasil, a família Di Giorgio é um exemplo de trabalho e dedicação a um país que acolheu seus imigrantes como filhos eleitos", comentou o deputado Roberto Engler justificando o motivo de sua homenagem, que partiu da solicitação do vereador Luiz Carlos de Jorge, da Câmara Municipal de Jaboticabal.



rengler@al.sp.gov.br

alesp