Indicação pede fornecimento de protetor solar a trabalhadores expostos ao ar livre


02/06/2008 11:27

Compartilhar:


"A prevenção de doenças provocadas pela exposição aos raios solares vem se tornando prioridade nas ações da área de saúde. O risco de contrair câncer de pele é maior do que muita gente pensa", alertou o deputado José Bittencourt (PDT).

O parlamentar apresentou indicação ao governador do Estado, para garantir o fornecimento de protetor solar aos servidores públicos cujo trabalho os exponha à radiação, com o risco de adquirirem doenças.

"Para que não corram esse risco, eles devem usar protetor solar, chapéus e bonés, protegendo a área do rosto que fica mais exposta ao sol. Com o avanço dos métodos de proteção, os filtros solares passaram a ser considerados essenciais para evitar o desenvolvimento de câncer de pele, e o fator mínimo recomendado é o 15", declarou Bittencourt.

Um bom exemplo desse perigo foi citado pelo coordenador da Campanha Nacional contra o Câncer de Pele no Hospital das Clínicas, o médico Eugênio Pimentel. O dermatologista afirmou que, de aproximadamente 450 pessoas atendidas, 10% tiveram como diagnóstico o princípio de câncer ou o desenvolvimento de um tumor.

Existem, basicamente, três tipos de câncer de pele. O mais comum deles é o carcinoma basocelular, que costuma aparecer em áreas mais expostas ao sol, como o rosto. O carcinoma espinocelular é um pouco mais perigoso, levando ao óbito só casos mais avançados. O terceiro e mais grave é o melanoma maligno, que pode levar o indivíduo à morte.

"O melanoma costuma aparecer como uma pinta escura e irregular, e pode apresentar diferentes cores dentro da mesma mancha", explicou a dermatologista Ane Beatriz Nina, que atuou com Pimentel durante a campanha.



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp