Encontro discute desapropriação de imóveis pelo Metrô


27/04/2009 18:59

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/GIANNAZIaudienciametro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) promoveu uma audiência pública na Asssembleia Legislativa no último dia 23/4 para debater com entidades de moradores da região de Moema, Vila Clementino, Vila Mariana e Santo Amaro, as condições impostas pelo Metrô quanto à desapropriação de imóveis para o prolongamento da Linha 5 " Lilás. Moradores e comerciantes lotaram o auditório José Bonifácio e o intuito foi organizar o movimento popular, que pretende discutir com o Metrô opções de instalação de canteiros de obras, estações e trajeto, além das indenizações a serem pagas.

Na mesa dos trabalhos estavam Antonio Cunha N. Heitor, diretor "presidente do Movimento de Moradores do Campo Belo; Luiz Eduardo Candia, pres. da Associação de Moradores do Jd. Novo Mundo; Lygia Horta, pres. da Associação dos Moradores e Amigos de Moema e Oswaldo Luiz Baccan, pres. da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Mariana.

A população está apreensiva com o "modus operandi" do Metrô, que friamente distribuiu, de forma aleatória, impessoal e sem aviso prévio, segundo as associações, um comunicado aos moradores e comerciantes sobre as desapropriações. Giannazi enfatizou que ninguém é contra o Metrô mas, pelo clima imposto faz-se necessária uma convocação de especialistas para que se garanta laudos tecnicamente bem elaborados e, caso não seja possível uma realocação das obras da linha, que se façam os pagamentos indenizatórios de maneira justa. Para exemplificar, há uma sugestão de que a área de estacionamento de uma rede de supermercados da região seja desapropriada.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp