Audiência pública debate nocividade de agrotóxicos


09/06/2010 16:32

Compartilhar:


Audiência pública realizada nesta quarta-feira, 9/6, no campus da UFSCar em Sorocaba, por iniciativa do deputado estadual Raul Marcelo (PSOL), debateu os efeitos nocivos do uso de agrotóxicos no Estado. Este foi o segundo debate promovido pela Liderança do PSOL após a apresentação do Projeto de Lei 281/2010, que regulamenta o uso de venenos agrícolas nas lavouras e nas cidades paulistas.

Atualmente, o Brasil é campeão mundial no consumo de agrotóxicos, superando até os Estados Unidos no uso per capita de venenos agrícolas. Em 2008, foram utilizados mais de 1 bilhão de litros, o equivalente a quase 20 quilos de veneno por hectare plantado. E o Estado de São Paulo é o maior consumidor desses produtos no país.

Herbicidas como o glifosato (muito usado nas plantações de soja e, nas cidades, nos processos de capina química), o paraquat (aplicado a diversas culturas pelo baixo custo) e a atrazina (empregado nas lavouras de cana, que ocupam hoje cerca de 5 milhões de hectares no Estado) continuam em uso intensivo no país, embora sejam proibidos na Europa.

Desde 2007, a FAO (órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) recomenda a transição do modelo de uso intensivo de agrotóxicos para a agroecologia. No início deste ano, a Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) somou-se à FAO na defesa do modelo agroecológico e sustentável, destacando que o Estado deve assumir a condução da mudança de paradigma.

Segundo Eliane Gandolfi, coordenadora do serviço de toxicologia da Secretaria Estadual da Saúde, "a lei estadual é de 1985, é muito ruim e praticamente os setores responsáveis pelo controle e fiscalização não têm como utilizá-la".



raul@raulmarcelo.com.br

alesp