Jornada de 30 horas para psicólogos


04/11/2010 18:20

Compartilhar:


Carlos Giannazi (PSOL) apresentou, no dia 30/10, o PL 741/2010, que garante jornada de 30 horas semanais para todos os psicólogos que trabalham nos serviços públicos do Estado, como fundações, autarquias e secretarias. Assim como os assistentes sociais, que já conquistaram essa vitória, os psicólogos também reivindicam a mesma carga horária semanal, pois trabalham em equipe nas diversas instituições públicas, como é o caso da Fundação Casa (antiga Febem). O parlamentar também encaminhou uma indicação à fundação e ao Palácio dos Bandeirantes a fim de que a medida seja implantada no âmbito do governo estadual.

Giannazi reconhece que esses profissionais da área da Saúde que atuam na Fundação Casa desempenham um papel fundamental para o Estado e a população no processo de entendimento do problema e participação ativa na recuperação de menores infratores, atuando na questão da saúde e da educação de adolescentes que se encontram em situação conflitante coma lei.

Em um manifesto do Conselho Federal de Psicologia, é consenso que "a jornada extensa prejudica o profissional e, em consequência, o destinatário de seus serviços"". Outro documento da categoria diz que "hoje, a desmotivação dos psicólogos que atuam nas equipes psicossociais da Fundação é a não redução da jornada de trabalho para 30 horas".



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp