Fernandópolis e região têm graves problemas no atendimento de saúde

Audiências Públicas do Orçamento 2012 - Fernandópolis
03/10/2011 14:49

Compartilhar:


Entidades sociais representam outro segmento carente de recursos



Apesar de a galeria da Câmara de Fernandópolis estar lotada de populares, a reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) na sexta-feira, 30/9, teve seu início pouco prejudicado pela falta de energia no prédio da câmara. O evento foi aberto pelo presidente da CFOP, Mauro Bragato (PSDB), que informou que o objetivo da comissão é ouvir as sugestões dos cidadãos de cada região do Estado ao Orçamento 2012 que, aliás, foi entregue também nesta sexta-feira, pelo Executivo, à Assembleia paulista.

Representante da região de Fernandópolis no Parlamento paulista, Itamar Borges (PMDB) citou autoridades presentes, lembrando que foi o proponente desta reunião. Ele agradeceu a presença da CFOP e como demanda importante apontou a instalação de uma Fatec na cidade.

Orlando Bolçone (PSB), membro da CFOP, lembrou que o Plano Plurianual 2012/2015 " que reúne as diretrizes para quatro anos de governo " já está em trâmite no Legislativo estadual. O deputado disse que hoje a região Noroeste vive o êxodo populacional, mas ele acredita que o Noroeste paulista ainda será polo de desenvolvimento no Estado.

Para José Zico Prado (PT), a região tem muitas carências, sobretudo, no que se refere à malha viária. O parlamentar espera que a comissão possa colher sugestões que incentivem o desenvolvimento na região.

O prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar, afirmou que até pouco tempo o Orçamento estadual era discutido a portas fechadas. Ciente de que as necessidades são maiores que as possibilidades de atendimento por parte do governo, o prefeito disse que é importante a realização de audiências para priorizar algumas reivindicações, como participação do Estado no custeio do SAMU.

Desculpando-se muito pelo imprevisto da interrupção de energia, a presidente da Câmara de Fernandópolis, Creusa Nossa, agradeceu a iniciativa da comissão e a presença de todos, sobretudo, daqueles que vieram de outras cidades da região. Em seguida, a vereadora reivindicou câmeras de monitoramento para sua cidade, justificando que é preciso investir mais em segurança pública na região.



Mais saúde



Carlos da Silva, presidente do PSDB em Jales, solicitou a construção de um hospital regional em sua cidade. Diomar Durval, provedor da Santa Casa de Fernandópolis, sugeriu mais verbas para todas as santas casas da região.

Para a área social, Marinho Silva, do Parque Residencial São Vicente de Paulo, pediu dotação para que a entidade possa continuar o atendimento de idosos. Jeder Rissoni também defendeu as entidades sociais, como a APAE e Pequenos Gigantes, propondo que haja menos burocracia para que estas solicitem recursos orçamentários.

Alguns vereadores da região se manifestaram para pleitear recursos. A vereadora de Fernandópolis, Maiza Rio, pediu mais centros de atendimento do Iamspe e recursos para o Hospital do Câncer da sua cidade. Também vereador em Fernandópolis, Etore Baroni, lembrou a necessidade de construção de galerias pluviais e de incremento do Programa Melhor Caminho na região, além da recuperação de pontes. De Pedranópolis, o vereador Fausto Rosa sugeriu a implantação de parques tecnológicos na sua região e incentivos fiscais na aquisição de veículos adaptados para deficientes.

alesp