Programa conscientiza crianças sobre uso de defensivos agrícolas


28/06/2000 16:36

Compartilhar:


Os procedimentos adequados e os cuidados no manuseio de defensivos agrícolas e demais produtos químicos utilizados nas lavouras serão alvo do programa "Escola no Campo", lançado oficialmente nesta terça-feira, 27 de junho de 2000, na Diretoria Regional de Ensino, em Mogi das Cruzes.

A campanha de conscientização é uma parceria entre o Sindicato Rural, a indústria Zeneca Agrícola, a Diretoria de Ensino, a empresa Yoshida e Hirata e a CATI-Casa da Agricultura. "O projeto consiste em levar informações aos filhos de produtores e trabalhadores rurais que estudam em escolas públicas localizadas nos bairros agrícolas de Mogi das Cruzes e demais cidades do Cinturão Verde do Alto Tietê", disse o deputado Junji Abe, presidente licenciado do Sindicato Rural presente ao lançamento do programa.

"O manuseio adequado e a correta manipulação de produtos químicos, como os defensivos agrícolas são de extrema importância para eliminar riscos à saúde pública, reduzir a incidência de acidentes nas lavouras e combater a degradação ambiental", acentua Junji. A meta, informa o deputado, é formar os agricultores e trabalhadores rurais em futuros profissionais da agricultura conscientes sobre os riscos que a utilização incorreta dos produtos pode ocasionar.

Outro ponto positivo do programa é que os alunos serão orientados a agir como agentes multiplicadores, transmitindo os conhecimentos adquiridos para os familiares e amigos. "As crianças tem um poder de convencimento muito grande. O programa quer tirar proveito dessa potencialidade e educar também os adultos", observa o deputado.

Egídio Moniz, coordenador de segurança da Zeneca Agrícola, destacou que a conscientização, desde cedo, é fundamental. "Como disse o deputado, muitos dos estudantes que participarão do programa estão ou estarão envolvidos com a atividade agrícola. Seja porque acompanham o trabalho dos pais ou porque, no futuro, pretendem atuar na agricultura", observa.

Para o dirigente regional de Ensino, José Luiz Freire de Almeida, a iniciativa do deputado em trazer o programa para Mogi das Cruzes irá valorizar a agricultura local. "Vamos envolver dezenas de professores no trabalho. Serão atendidos mais de 2.300 estudantes das quarta e quinta séries de 16 escolas de Mogi e uma de Biritiba, localizadas na zona rural."

De acordo com o coordenador de Segurança da Zeneca, o material utilizado consiste em cartilha a ser estudada em sala de aula, fita de vídeo com desenho animado que destaca a necessidade de preservação ambiental e é protagonizada pela figura lendária de Curupira - o protetor da natureza -, jogo de ludo, formulários para a pesquisa de campo e cartaz.

Os dois últimos itens são destinados ao trabalho dos alunos junto aos agricultores. "Em outubro, as crianças deverão visitar propriedades rurais, fazer entrevistas com os produtores para apurar dados sobre a forma de trabalho, a destinação de embalagens vazias de agrotóxicos e outros procedimentos", destaca Junji.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp