Fundo de Expansão da Agropecuária aprova projeto de irrigação


22/08/2000 16:20

Compartilhar:


O Conselho Deliberativo do Fundo de Expansão da Agropecuária e da Pesca (FEAP) aprovou, no último dia 9 de agosto, projeto de irrigação para fruticultura no Estado de São Paulo. De acordo com a assessoria técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a proposta teve como inspiração o Projeto de Lei 646/99, de autoria do deputado Edson Gomes (PPB), sobre o financiamento para a implantação de irrigação em propriedades rurais.

O programa, que tem como beneficiários os mini e pequenos produtores rurais do Estado de São Paulo com áreas equivalentes a até quatro módulos fiscais, pretende facilitar a aquisição de equipamentos destinados à captação e distribuição de água, com prazo de pagamento de 4 anos, um ano de carência e juros fixos de 4% ao ano.

O deputado Edson Gomes, que é também presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária na Assembléia Legislativa, disse estar muito satisfeito com as providências do secretário Meirelles, já que a irrigação rural, tema de diversas reuniões daquele grupo, tem sido uma reivindicação antiga dos produtores agrícolas.

"A seca prolongada pela qual passa o Estado de São Paulo tem afetado a produtividade, a qualidade dos produtos, a sazonalidade da oferta e, conseqüentemente, sua comercialização. Este processo vem desencadeando prejuízos irreparáveis, em especial para os mini e pequenos agricultores que não têm recursos financeiros suficientes para investir em irrigação", afirmou Gomes.

O projeto, que será financiado com recursos do FEAP, deverá ser implantado em áreas ocupadas com frutíferas, a fim de proporcionar, através do uso racional de recursos hídricos e equipamentos de irrigação, o aumento da produção e renda do produtor rural, bem como a implantação de tecnologia de produção com menor risco climático.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Edson Gomes - 3886-6742/6758)

alesp