Deputada Prandi comemora vitória na luta para recuperar o complexo KKKK


07/02/2001 15:20

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) comemorou a notícia da entrega de parte da restauração do complexo Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK), em Registro, um bloco de armazéns inaugurado na década de 20, para dar suporte às atividades agrícolas da colônia japonesa. Símbolo maior da imigração japonesa no Vale do Ribeira, a edificação, com 3.100 metros quadrados de área construída, em estilo inglês, permaneceu anos em completo abandono, o que levou a parlamentar a incorporar em suas lutas, na Assembléia Legislativa, o movimento em defesa do patrimônio.

"Nos últimos cinco anos, apresentei emendas ao Orçamento do Estado, reservando recursos para restauração do complexo. Sempre defendi que o município não poderia arcar sozinho com a obra", explica Prandi, acrescentando que a restauração do KKKK é um anseio da comunidade de Registro, que há duas décadas exigia providências, para preservar o prédio e a história.

A deputada Prandi destaca também o empenho da Associação Nipo-Brasileira de Registro, que vem arrecadando peças para formar o Museu da Imigração Japonesa. "É um trabalho bastante interessante, que também merece o respaldo do governo do Estado. Temos que resgatar e valorizar a contribuição da colônia japonesa, e o museu certamente cumprirá esse papel", observa Prandi. A parlamentar considera bastante interessante a idéia de reservar um espaço para a tradicional cerimônia do chá e outras atividades ligadas à colônia nipônica.

Além de abrigar o Museu da Imigração Japonesa, o complexo KKKK foi escolhido pelo governo do Estado para servir de sede ao primeiro Centro de Capacitação de Professores do Estado de São Paulo. "A comunidade do Vale do Ribeira, em particular de Registro, está de parabéns pela conquista", afirma Prandi, acrescentando que a luta deve continuar para que seja concretizado o projeto mais ambicioso de criação do Parque Beira-Rio.

Projetado para uma área de 150 mil metros quadrados, às margens do Rio Ribeira de Iguape, o parque deverá incorporar o KKKK e o Mercado Municipal. Contará com playground, pavilhão de exposição e festas, parque de esportes, concha acústica e valorização de áreas de interesse ambiental.

As obras de restauro do KKKK estão orçadas em R$ 2,4 milhões, com recursos do governo do Estado e execução pela Prefeitura de Registro, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)

alesp