Notas do Plenário


11/07/2007 19:43

Compartilhar:


Renovação política

Foi destacada pelo deputado David Zaia (PPS) a renovação política que ocorreu na Itália e a presença ontem no plenário de alguns políticos italianos. O deputado Zaia afirmou que o Partido Democrata de Esquerda realizou um processo de fusão com o partido de origem cristã, originando um novo partido. O que chamou atenção nesse processo, segundo Zaia, é a indicação dos delegados que vão participar da elaboração de um novo estatuto, um novo programa. "A Operação Mãos Limpas representou um momento muito importante na Itália", afirmou Zaia, destacando que nos dias 19, 20 e 21/7 acontecerá no Anhembi o congresso de fundação de uma nova central sindical, ao qual desejou pleno sucesso.

Cobranças

O deputado Rui Falcão (PT) voltou a insistir da tribuna que a Assembléia Legislativa faça as investigações necessárias sobre a CDHU. Segundo o parlamentar, já há número regulamentar de assinaturas para CPI, "mas o presidente tergiversa, prometeu instalar e não o fez". Falcão lembrou também a questão da Nossa Caixa, que com a venda das contas rendeu R$ 2 milhões em negociatas, que precisam ser apuradas também por uma CPI. "Continuaremos mesmo durante o recesso cobrando das autoridades as apurações, pois é nossa obrigação honrar o nosso mandato".

Reformar é a solução

Segundo Uebe Rezeck (PMDB), uma escola no município de Barretos, construída numa área doada de mais de 10 mil m², depois de apresentar um grave problema no esgoto foi interditada pela prefeitura para instalar no prédio a Secretaria de Educação. "Isso é um absurdo, porque quem perde com essa medida são os alunos, os jovens e a comunidade". Para Uebe, a solução é reformar a escola. O investimento necessário é de R$ 150 mil, mas toda a população da cidade será beneficiada.

Direita e esquerda

O deputado José Augusto (PSDB) discorreu sobre os conceitos de direita e esquerda e afirmou que Roberto Freire deu importante contribuição a esse debate. Segundo José Augusto, a esquerda no Brasil tinha o grande mérito de jamais ter participado de qualquer movimento autoritário e jamais ter lutado contra a democracia. Ele acrescentou que tem uma grande admiração pela figura de Freire, uma grande liderança de esquerda no Brasil. "A democracia tem um valor universal, não é o meio, mas o fim", concluiu.



Vamos cobrar

Para o deputado Marcos Martins (PT), não é por causa da bancada do PT que a CPI da CDHU não é instalada. Ele falou da necessidade de se apurarem as denúncias, porque a instituição perdeu a credibilidade da população. Martins lembrou também que a CPI do Metrô não saiu do papel. "Esperamos que o presidente da Assembléia instale essa CPI, porque há um clamor popular não só em São Paulo, mas em todas as cidades do interior", acrescentou.

Deficiência na saúde

O deputado Luis Carlos Gondim (PV) disse que os pedidos de cirurgias de próstata estão se acumulando. "As pessoas nos pro­curam aqui na Assembléia, mas não conseguimos encaminhá-las para as cirurgias", acrescentou. Gondim destacou ainda que não estão sendo feitas cirurgias de pequena e média complexidade no Estado. "Os hospitais preferem fazer apenas as grandes cirurgias, que dão um retorno financeiro maior. Precisamos averiguar junto aos hospitais o que está acontecendo".

O importante é...

Para Major Olímpio (PV), o governador age como "rolo compressor" ao encaminhar ao Legislativo o que quer, quando quer e como quer. Citou como exemplos a criação da São Paulo Previdência e a aprovação dos Projetos de Lei Complementar 31 e 32, "que suprimem direitos e não dão garantias aos servidores públicos do Estado". Major Olímpio também convidou os simpatizantes dos policiais a participar em 12/7, às 14h, de uma passeata no Viaduto do Chá contra o "vergonhoso pacote" que o governo ofereceu à categoria.

Seis meses e nada

O deputado Simão Pedro (PT) lembrou que nesta quinta-feira, 12/7, completam-se seis meses do trágico acidente na Linha Amarela do Metrô. "Possivelmente não teremos sessão, mas não podemos deixar de falar sobre o acidente da futura Estação Pinheiros, uma tragédia que envolve milhões em recursos públicos, o governo do Estado e a idéia das parcerias público-privadas". Simão Pedro ressaltou a necessidade de uma CPI para investigar possíveis irregularidades.

Direito de parlamentar em cheque

O deputado José Augusto (PSDB) pediu à Presidência da Alesp que autorize a procuradoria da Casa a defendê-lo em processo impetrado pela a prefeitura de Diadema. A lide gira em torno de uma reivindicação de verba junto ao governo do Estado para a implantação do Mutirão da Catarata naquele município. Na opinião de Augusto, ao propor a ação, o prefeito José de Fillipi Júnior tenta tirar dele o poder de fiscalizador e interlocutor concedido pela população. "Achei que a prefeitura veria essa atitude como algo positivo, mas tive minha intervenção como parlamentar classificada como improbidade administrativa."

Poupatempo

Marcos Martins (PT) afirmou que São Paulo, com mais de onze milhões de habitantes, tem quatro Poupatempos, Campinas tem dois, Guarulhos e São Bernardo do Campo tem um, mas Santo André, São José dos Campos e Osasco não contam com o serviço. Para Martins se houvesse um Poupatempo em Osasco, seriam beneficiados dois milhões de habitantes, inclusive de várias regiões próximas. "O prefeito de Osasco já cobrou do governador a instalação do Poupatempo, mas até agora nada", afirmou o parlamentar. Para ele, a falta de atenção se deve ao fato de o prefeito ser do partido de oposição. "Vamos deixar de lado as diferenças político-partidárias e pensar na população", apelou.

alesp