Participação da sociedade no combate à violência


16/06/2003 15:23

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias



O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) participou na última sexta-feira, dia 13/6, do encerramento do Fórum "Bauru contra a Violência", na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Bauru. Ele defendeu uma ampla participação da sociedade civil organizada no combate à violência e elogiou a iniciativa do Fórum em Bauru, organizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e OAB local. "A responsabilidade de combater a violência é de todos nós, cidadãos."

Pedro Tobias enfatizou que o tema deve ser debatido de forma permanente e que o governador Geraldo Alckmin tem priorizado a segurança. "O governador está atuando e investindo como nunca nessa área. O recém-inaugurado Centro de Detenção Provisória (CDP) em Bauru é um exemplo, que está desafogando as cadeias públicas da região".

No encerramento do fórum, o secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado, Marcelo Martins de Oliveira, recebeu uma carta com as propostas para combater a violência na cidade: mudanças estruturais nas polícias Civil e Militar, bem como no Ministério Público e no Judiciário; dar à Polícia Militar autonomia para realizar os Termos Circunstanciados para pequenos delitos; instalar o Centro de Ressocialização Feminino na região; criar os 5º e 6º DPs em Bauru; informatizar o Ministério Público Estadual e criar o Juizado Especial Criminal. O secretário-adjunto prometeu uma resposta formal para as questões levantadas no documento em 30 dias.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp