Seminário discute a presença feminina nos meios de comunicação

Evento marcou comemorações do Dia Internacional da Mulher (com foto)
06/03/2002 20:07

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a deputada Maria do Carmo Piunti (PSDB) promoveu nesta quarta-feira, 6/3, na Assembléia Legislativa de São Paulo, um seminário sobre o tema A Mulher na Mídia - Conquista ou Derrota? Entre os palestrantes estavam o médico neurologista Salomão Schwartzman; a socióloga Eva Blay, coordenadora do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações de Gênero da Universidade de São Paulo; Elaine Melo, vencedora da primeira versão do programa No Limite, da Rede Globo; e a jornalista e ex-apresentadora dos jornais do SBT, Liliane Ventura.

Em sua palestra, Schwartzman abordou as diferenças biológicas entre os gêneros, falando das habilidades de homens e mulheres e as razões para tais comportamentos. Eva Blay fez o contraponto sob o ponto de vista da sociologia. Expôs os resultados preliminares de sua pesquisa sobre o assassinato de mulheres num período que se estende desde o Império até os dias atuais. Mencionou casos famosos, como o de Leila Diniz, todos amplamente divulgados pela mídia à época das ocorrências.

Elaine Melo discorreu acerca do preconceito que impede a presença de velhos e obesos em campanhas publicitárias e sobre sua experiência no programa da Rede Globo, sempre acentuando a capacidade das mulheres em superar limites, "inclusive aqueles presentes no difícil cotidiano das brasileiras". Liliane Ventura falou dos estereótipos da mulher perfeita e, ao questionamento da deputada Maria do Carmo Piunti sobre o excesso de exposição física, afirmou: "Eu encaro como prostituição. Mas existe a inércia dentro dos lares, pois não se discute a qualidade dos programas e a maioria da população não tem acesso à TV a cabo."

A pergunta da deputada sobre as posições de Ana Maria Braga e Patricia Pillar, que expuseram seus dramas pessoais, Salomão Schwartzman concluiu: "Quando não se tem vergonha do problema, faz-se mais pela saúde pública do que dezenas de cartazes espalhados pela cidade".

alesp