Santos, juventude e arte

OPINIÃO - Arnaldo Jardim*
19/12/2002 15:56

Compartilhar:


Vibrei como todos os santistas. Aliás, mais do que santistas, muitos torcedores de outros times - até mesmo alguns corintianos - somaram-se também a esta corrente. Afinal, o Santos resgatou aquele fascínio da era de Pelé, que formou uma legião contemporânea de torcedores na qual me incluo.

Mais do que isso, a vitória do Santos resgatou a alegria do futebol arte e a arte travessa por meio da atuação dos "Meninos da Vila". Quero crer que talvez não houvesse encerramento de ano mais adequado. Um ano que irá se completar com a posse do novo presidente, mas que foi marcado pela conquista do penta e que poderá ser lembrado pela reafirmação de que o nosso país tem jeito.

O futebol arte revelou talentos fundamentados na miscigenação e no caldo de culturas e raças que conseguimos produzir neste país jovem, com 500 anos de história - um pequeno momento da história universal -, com características naturais inigualáveis e, acima de tudo, com um povo que sabe o que quer e sabe fazer quando quer.

Por isso, animado com a vitória do meu time, quero reafirmar a crença no talento, na raça e na arte do povo brasileiro, pois tenho a certeza de que o nosso país poderá virar uma grande nação. A inexperiência dos "moleques" e de nosso país foi mais do que compensada pela juventude, pela habilidade e pela ousadia, características que nós, brasileiros, temos de sobra, mas que muitas vezes nos envergonhamos de mostrar, pois não temos auto-estima suficiente. Outro ponto importante foi o trabalho em equipe, quase sempre deixado de lado diante da supervalorização do individualismo e, às vezes, do estrelismo, nesta era em que a competição é cada vez mais acirrada e que divergências raciais e religiosas dividem outros países.

A força empreendedora, a tolerância de conviver com opiniões diversas, a busca de saídas conjuntas, os pontos de excelência na fronteira da biotecnologia, os ganhos de produtividade no setor de agronegócio (cítricos, soja, açúcar, álcool, carnes etc) são exemplos de que o Brasil pode mudar para melhor. A criatividade do brasileiro se revelou plena numa final de campeonato emocionante e nos relembrou a oportunidade do nosso reencontro com o futuro.

*Arnaldo Jardim, 47 anos, é engenheiro civil e deputado estadual. Foi relator do Fórum São Paulo Século XXI e atualmente exerce a presidência estadual do PPS.

alesp