LDO 2006: base governista consegue manter veto aos recursos para a Educação


30/09/2005 09:52

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Em mais um dia em que a Assembléia Legislativa se viu cercada por forte aparato policial para conter manifestações de estudantes, professores e funcionários das universidades públicas paulistas, o plenário manteve, em 28/9, graças à base tucana, o veto do governador Geraldo Alckmin ao aumento de repasses à Educação, constante na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). As emendas vetadas garantiriam aumento de 30 para 31% nos recursos gerais orçamentários da Educação e de 9,57 para 10% no orçamento das universidades USP, Unesp e Unicamp. Em 29/9, o Projeto da Lei Orçamentária será entregue pelo governador à Casa.

Os estudantes começaram a chegar ao parlamento no final da tarde e se depararam com as ruas, nas adjacências do Palácio Nove de Julho, tomadas por policias, cães e caminhões de água. Havia policiais reforçando a Guarda do Palácio também dentro do prédio, mas felizmente desta vez não houve nenhum confronto. Em 14/9, houve embate entre manifestantes e a Polícia Militar, com 10 prisões e vários feridos, entre os estudantes. Na ocasião, a bancada petista precisou intervir para liberar os detidos.

"Infelizmente prevaleceu a vontade do governo, que através de sua base aliada fez ouvidos moucos ao clamor da comunidade universitária e manteve o veto", lamentou o deputado Hamilton Pereira (PT). "Mas não deixaremos essa questão morrer aqui e vamos incluí-la novamente no debate da Peça Orçamentária, que foi entregue hoje na Casa", completou.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp