OPINIÃO: Demagogia e desculpas inúteis


22/03/2005 19:18

Compartilhar:


A recente rebelião de presos no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na Capital, revelou mais uma vez a incompetência do Governo do Estado de São Paulo para lidar com bandidos perigosos. Quatro anos depois do grande motim de 18 de fevereiro de 2001, coordenado simultaneamente por líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em quase 30 cadeias do Estado, por meio de telefones celulares, o governador Geraldo Alckmin volta a demonstrar que está cercado de péssimos assessores.

Não é estranho que presos continuem recebendo armas, celulares, drogas, aprontem rebeliões e que os atiradores de elite da Polícia não apareçam nestas horas para ter como alvo aqueles que mataram dois carcereiros no Cadeião de Pinheiros? O governador é enganado pelos tais campeões dos "Direitos Humanos", aqueles que só protegem bandidos e não levam em conta o drama dos reféns e dos familiares dessas vítimas.

Será que ocorre uma síndrome dos 111 do Carandiru? Ou síndrome de Adriana Caringi, a moça que há pouco mais de dez anos foi morta por um atirador de elite que tentava matar seu seqüestrador? Pois bem: uma coisa é temer matar vítimas indefesas; outra coisa é poupar assassinos cruéis, que cumprem a ameaça de executar reféns.

Rebeliões na Febem e nas cadeias. E só se fala em destruir prédios, como fez Mário Covas com a Febem da Imigrantes e como Alckmin ameaça fazer com o Tatuapé, após a inútil implosão do Carandiru. Só demagogia. Nada de solução contra a criminalidade!

*Afanásio Jazadji é deputado estadual e jornalista

alesp