Opinião - Verdadeiro herói


11/11/2008 17:17

Compartilhar:


Perdi um amigo. A sociedade um escudo.

A família um exemplo de pai, filho, esposo, irmão...

Sou policial militar e após quase 31 anos de profissão já deveria ter me acostumado a enterrar os "amigos de profissão". Mas não, ainda continuo me emocionando muito quando ouço o clarim soar o toque fúnebre e mais um herói baixar sepultura no Mausoléu dos Heróis da Polícia Militar, no cemitério do Araçá, na capital paulista. E não foi diferente às 17h do último sábado, 8/11, quando foi sepultado o corpo do soldado Lamas, do 43º BPM/M, morto a tiros de fuzil, na guerra travada entre assaltantes de banco e policiais nas ruas da zona norte, que resultou também na morte de um jovem cidadão, que estava em sua moto, parado num farol, e deixou dez policiais militares e um bandido morto.

Lamas veio ao mundo com uma missão: proteger vidas e trazer vidas ao mundo. Tanto que era o nosso recordista de partos realizados em viaturas, 14 no total. Sujeito agradável, bom de conversa, sempre com um sorriso amigo no rosto.

Cativava pela sua naturalidade. Tratava a todos muito bem e com cortesia habitual. Eu o encontrava mais com um jaleco de farmácia onde trabalhava na hora de folga do que uniformizado, pois a farmácia fica no caminho de casa e dia sim dia e dia não eu o via, buzinava ou dava uma rápida parada para ouvir dele um "tudo bem chefe? Por aqui sem novidades!" E eu seguia meu caminho como se o Lamas fizesse parte daquele cenário. Hoje, passei por lá, buzinei na porta da farmácia, mas o Lamas não apareceu. Meu olhar encontrou o do senhor João, proprietário da farmácia, não pronunciamos uma palavra, mas uma lágrima surgiu em seus olhos e outra nos meus. Lamas não estará mais lá fisicamente, mas estará para sempre na memória e no coração daqueles que com ele conviveram.

Ele estava de serviço na Base Comunitária do Tremembé e foi para a morte, ao ouvir no rádio que haviam PMs baleados na ocorrência, não haveria jeito de ser diferente a história. Se o tempo voltasse 1000 vezes, nas mil vezes o Lamas procederia da mesma forma: jamais se omitiria ou avaliaria o seu risco pessoal deixando seus companheiros sem apoio.

"Os covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam, os vencedores nunca desistem."

Você é vencedor Lamas!

Você é meu herói!



*Olimpio Gomes é deputado estadual pelo Partido Verde e major da Polícia Militar do Estado de São Paulo

alesp