Parlamentar apoia reforma política


01/03/2011 14:15

Compartilhar:


Defensor da reforma política no Brasil, com propostas para modernizar o sistema proporcional desde a época em que participou da Constituinte em 1988, o deputado Antonio Salim Curiati manifestou seu apoio à tese defendida pelo senador Francisco Dornelles, presidente nacional do Partido Progressista, pelo fim da eleição dos deputados sem voto. Recentemente, em artigo publicado pelo Diário Oficial da Assembléia Legislativa de São Paulo, o parlamentar destacou a necessidade de se acabar com o atual sistema proporcional, dando lugar ao voto majoritário simples, ou seja, será eleito quem receber mais votos.

"Pela proposta do senador Dornelles, cada Estado constituiria uma espécie de Distritão eleitoral dentro do qual seriam eleitos os deputados federais e estaduais mais votados. A mudança tornaria inútil a figura daquele candidato tido como "puxador de voto", normalmente representado por algum político em evidência ou por uma celebridade momentânea, que acabam sendo responsáveis pela eleição de pessoas com reduzida votação", afirma Curiati, líder do PP na Assembléia.

O deputado Curiati, em recente manifestação sobre o tema, relacionou as propostas possíveis, que estão em discussão agora no Congresso, como o voto distrital puro, o voto distrital misto e o voto em lista. Ele vê com apreensão o fato de os partidos políticos continuarem aferrados em suas teses pessoais, o que pode, mais uma vez, inviabilizar a aprovação da tão esperada reforma política.

Para não ser taxado de intransigente em sua posição, o parlamentar sugere que, caso não haja consenso em torno do Distritão, se busque pelo menos a alternativa do voto distrital misto. Por essa proposta vigorariam os dois sistemas: metade dos parlamentares seria eleita pelos distritos eleitorais e a outra parcela por meio das listas partidárias nas quais entrariam os candidatos de maior expressão, os chamados "puxadores de votos".

"Esperamos que o senador Francisco Dornelles, eleito esta semana para presidir a Comissão Especial do Senado que analisará a reforma, tenha sucesso em sua importante e difícil missão e que os senadores e deputados tenham bom senso, coloquem de lado as questões pessoais e façam a modernização no sistema democrático brasileiro e uma revolução na forma de se fazer política nesse país", afirma Curiati.



scuriati@al.sp.gov.br

alesp