Da Tribuna


01/03/2012 19:34

Compartilhar:


Opções governamentais



Lembrando a frase da jovem Naíra, 11 anos: "nunca mais quero ser despejada e não ter onde morar", Marco Aurélio (PT) comentou a importância da entrega de 240 casas, através do projeto Minha Casa Minha Vida, em Jacareí. De acordo com o parlamentar, iniciativas como essa dependem do cumprimento do que foi dito em campanha de eleição. (GN)



AME



Luiz Carlos Gondim (PPS) falou da futura inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Mogi das Cruzes. O prefeito da cidade Marco Aurélio Bertaiolli disse que a AME deverá iniciar o atendimento a partir da próximo dia 5/3. Segundo o deputado, a nova unidade contará com poucos médicos, por falta de especialistas contratados. "Como o salário é pequeno para a jornada de trabalho fixada, muitos profissionais preferem nem prestar o concurso", finalizou Gondim. (GN)



Orçamento 2012



"Trato feito é trato cumprido", disse Luiz Claudio Marcolino (PT), referindo-se a sua preocupação quanto à peça orçamentária de 2012, para que esteja mais próxima da realidade da população. Segundo o deputado, o Estado está descumprindo com o acordo firmado com a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, que previa a descentralização do Orçamento. (GN)



Polícia civil



Olimpio Gomes (PDT) pediu apoio aos parlamentares para que seja cumprida a Lei 1.151/2011, que trata de salários e carreiras dos operacionais dos policiais civis. O deputado informou que o artigo 26 do projeto diz que fica instituído um grupo de representantes dos poderes Executivo e Legislativo para avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de investigador e escrivão de polícia, no prazo de 180 dias. "Em abril, esse prazo expira", comentou. "Até agora não foi indicado nenhum parlamentar desta Casa para compor esse grupo", finalizou. (IR)



Segurança nos bancos



Marcos Martins (PT) falou sobre a importância de a Casa derrubar veto do ex-governador José Serra ao Projeto de Lei 1.281/2007, aprovado pela Casa, que visa a instalação de portas de seguranças nas agências bancárias do Estado. Marcos Martins informou que os bancos retiraram as portas. "Estão expondo a vida dos clientes e funcionários das agências", comentou. Para ele, tal medida pode ser considerada um incentivo ao roubo. "Temos a lei aprovada e precisamos que ela entre em vigor, para que a segurança dos cidadãos volte a ser respeitada", finalizou. (IR)



Garupa e crack



Jooji Hato (PMDB) disse apoiar a derrubada do veto ao PL 1.281/2007, citado por Marcos Martins (PT). "Tem que se colocar detector de metal para dificultar a ação desses marginais", comentou. Jooji Hato informou que 62% de saídas de banco é feita por motocicletas com garupa, e lembrou PL de sua autoria, que proíbe garupa em motos. O parlamentar informou que o prefeito de Palmares Paulista, João Camilo, compareceu à reunião da Frente de Combate ao Crack para informar que o aumento do consumo de crack na cidade é preocupante. (IR)



Políticas públicas



Orlando Bolçone (PSB) informou que, no dia 29/2, no Palácio dos Bandeirantes, foi lançado um novo conceito de política pública de desenvolvimento social, que considerou alguns aspectos, como a implementação de escolas nessa área. "Acho que se trata de uma inovação em política pública, pois a escola vai formar e capacitar profissionais", comentou. (IR)



Pinheirinho



Carlos Giannazi (PSOL) fez crítica a artigo escrito pelo juiz Rodrigo Capez e publicado pela Folha de S. Paulo, a respeito da ocupação do Pinheirinho, episódio que o deputado considera o maior massacre social do século. "Rodrigo Capez tenta desqualificar as tentativas de negociação dizendo que não apresentamos nada de concreto. Porém, nós apresentamos sim", finalizou. (IR)

alesp