Edson Gomes e José Zico Prado debatem setor citrícola com secretário da Agricultura


16/06/2000 17:25

Compartilhar:


O deputado Edson Gomes, líder do PPB e o deputado José Zico Prado, do PT, representando a Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa, estiveram reunidos, na última quarta-feira, dia 14 de junho, com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, para discutir a crise do setor citrícola no Estado de São Paulo. Participou também do encontro o presidente da Comissão Técnica de Citricultura da FAESP, Antonio Adalberto Fiorezi.

O objetivo da reunião foi o de apresentar ao secretário os problemas da cadeia citrícola bem como as eventuais propostas para solução da atual crise em que se encontra o setor.

Antonio Fiorezi entregou ao secretário um documento contendo reivindicações dos representantes da citricultura, demonstrando, em especial, a necessidade de apoio financeiro para os pequenos produtores. "Muitas indústrias paulistas, de pequeno porte, estão sendo fechadas por falta de recursos financeiros" disse.

O deputado José Zico Prado afirmou que os produtores estão preocupados com a situação da citricultura, solicitando uma solução melhor do que a adotada no ano passado. Lembrou ainda que estão em tramitação na Assembléia o projeto de lei 677/99 - do deputado Geraldo Vignoli - que obriga a inclusão da laranja ou do suco da fruta, no cardápio da merenda escolar das escolas estaduais; e o projeto de lei 816/99 - de sua iniciativa - que obriga as agroindústrias a comprarem dos citricultores, no mínimo, 80% da matéria-prima principal utilizada na fabricação do suco de laranja.

O secretário da Agricultura mostrou-se sensível ao problema, colocando-se à disposição para novas tratativas e solicitou, aos representantes do setor, uma proposta concreta para que se possa implantar o programa de financiamento. "A conjugação de esforços é fundamental para amenizar a crise no setor", justificou Meirelles.

O deputado Edson Gomes afirmou que a Comissão de Agricultura tem debatido, com freqüência, os problemas da citricultura, razão pela qual solicitou audiência com o secretário Meirelles.

"A citricultura ocupa o segundo lugar na geração de empregos, perdendo apenas para a cana-de-açúcar. Os órgãos públicos devem adotar medidas para garantir esta posição, incrementando o desenvolvimento da atividade no Estado", disse ele.

A forte seca do Estado de São Paulo tem como principal conseqüência o amadurecimento precoce da fruta no pé. Os representantes da citriculura paulista, devidamente organizados em cooperativas, estão pleiteando uma linha de financiamento para adquirir as pequenas indústrias esmagadoras de laranja, muitas delas em fase de fechamento. Com o aproveitamento da fruta, estas indústrias estarão impedindo o desperdício da produção e ganhando espaço dentro do mercado consumidor.

"Por outro lado, os municípios paulistas que têm como principal atividade a produção citrícola devem, em parceira com o poder público, promover campanhas a fim de estimular o consumo do suco de laranja, em substituição a outras bebidas" sugeriu Edson Gomes.

(Maiores informações, ligue para o gabinete do Deputado Edson Gomes - tel.: 011 - 3886-6742/6758)

alesp