Encontro discute política pelo desenvolvimento da agropecuária


29/08/2000 12:12

Compartilhar:


Na abertura do seminário "Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina do Mercosul", na manhã desta terça-feira, 29/8, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Vanderlei Macris, destacou a importância do setor agropecuário, afirmando que "o esforço conjunto do Brasil e da Argentina, a cooperação que estamos propondo aqui, aponta os caminhos que seguiremos para acelerar o desenvolvimento dos dois países".

O encontro é iniciativa conjunta do Fórum Parlamentar para Assuntos Latino-Americanos, que é presidido pelo deputado Milton Flávio (PSDB), e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

"Estou certo, afirmou Vanderlei Macris, de que o evento de hoje contribuirá para o fortalecimento das economias de nosso bloco, com a definição de medidas concretas e procedimentos de interesse comum, visando à maior participação conjunta de nossos países na economia mundial. Mais do que isso, tenho a convicção de que a solução dos sérios problemas sociais e econômicos de grande parte da população, que é nossa meta principal, passa pelo desenvolvimento de nossa pecuária, tendo em vista o potencial do Mercosul para ser o grande fornecedor de carne para o mundo inteiro. Estamos discutindo os problemas comuns que envolvem a questão da pecuária, uma das maiores vocações históricas de nossos países. É, portanto, uma das atividades mais importantes de nossas economias, bem como para a economia do Paraguai e Uruguai."

Para o deputado Alejandro Mosquera, vice-presidente da Câmara de Deputados da Província de Buenos Aires, "este encontro é símbolo do trabalho concreto para buscarmos algumas soluções para estes tempos difíceis e importantes que o Mercosul vive. Tanto o Brasil como a Argentina têm grande responsabilidade estratégica na consolidação do mercado comum".

"A cadeia produtiva da pecuária, que vai da produção de carne até o beneficiamento de subprodutos, reflete uma situação concreta de cooperação entre os países aqui representados", analisou a deputada Hebe Flebes, presidente da Comissão do Mercosul da Câmara de Deputados da Província de Buenos Aires. "Apostando fortemente na cooperação e na integração, é que se aposta no futuro".

alesp