Secretaria da Saúde fará campanha de prevenção de acidentes por mergulhos


01/03/2001 16:30

Compartilhar:


O governador em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou na última quinta-feira, 22/3, lei aprovada pela Assembléia Legislativa que prevê a realização de campanha de prevenção de acidentes que comprometem a coluna cervical provocados por mergulhos em águas rasas.

O projeto foi apresentado pelo deputado Duarte Nogueira, vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, e foi elaborado em conjunto com pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Pela lei, a Secretaria de Estado da Saúde irá desenvolver a campanha em conjunto com hospitais e faculdades em todo o Estado.

Segundo a pesquisadora Carmem Lúcia Cadurin da Silva, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, esses acidentes acontecem quando as pessoas mergulham de cabeça em lagos e rios rasos. O choque com pedras, solo ou entulhos levados pela água das chuvas pode ocasionar lesões na coluna cervical e levar à tetraplegia (imobilidade de braços, tronco e pernas) irreversível.

Levantamento realizado pela pesquisadora no período de 1989 até o último verão de 1999 demonstra que, na região de Ribeirão Preto, 528 pessoas sofreram lesão na coluna e, desses, 97 casos foram provocados por mergulho em águas rasas. Sessenta dos 97 pacientes ficaram tetraplégicos. Vinte e cinco acidentes ocorreram em piscinas e 72 em rios, represas, lagos e córregos.

"A água sempre está associada apenas com afogamentos. E, por isso, a causa maior desses acidentes é o desconhecimento sobre suas causas. As pessoas não conhecem o local onde vão mergulhar e muitas vezes, por se tratar de uma atividade de lazer, também há consumo de álcool", disse a pesquisadora.

Segundo levantamento, dos 97 casos de acidentes por mergulhos, 47 ocorreram com pacientes entre 10 e 20 anos, 30 na faixa de 20 a 30 anos e 20 envolveram pessoas com mais de 30. Noventa por cento das vítimas são homens.

"Ribeirão Preto foi a primeira cidade de São Paulo a lançar uma campanha de prevenção a esse tipo de acidente. Agora, todo o Estado será beneficiado", disse o deputado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Duarte Nogueira - 3886-6790/6794)

alesp