Wagner Lino discute Lixão do Alvarenga com secretário do Meio Ambiente


08/02/2001 17:27

Compartilhar:


O deputado Wagner Lino (PT) estará em audiência nesta sexta-feira, 9/2, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, para discutir a situação do Lixão do Alvarenga, em São Bernardo do Campo.

Wagner Lino diz que a audiência foi solicitada depois de receber denúncias de moradores de que o local continua recebendo lixo e resíduos sólidos. Na audiência, o deputado vai cobrar tanto do governo do Estado quanto das prefeituras de São Bernardo e Diadema um programa de desativação efetiva do lixão e de recuperação do terreno, localizado em área de mananciais.

"A destinação inadequada dos resíduos, principalmente do lixo doméstico, é uma ameaça para o meio ambiente, para a saúde pública e para os catadores que trabalham nesses locais", afirma o parlamentar. "Esses resíduos contaminam os lençóis de águas subterrâneas e o ar, além de tornarem o solo praticamente incultivável, além de facilitar a proliferação de doenças."

No Lixão do Alvarenga, o mais antigo do Estado, ocorre também o trabalho infantil e ainda existem moradores no local, que sofrem com problemas respiratórios causados pela fumaça dos gazes produzidos pela deteriorização do lixo.

O deputado propõe um convênio entre as prefeituras das cidades que utilizam o lixão e o Estado para que seja possível a recuperação da área. Para a audiência foram convidados as prefeituras de São Bernardo e Diadema e as associações de moradores das vilas localizadas nas proximidades do lixão.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Wagner Lino - - 3886-6842/6853)

alesp