Moção sugere mudanças no sistema de votação das eleições


28/09/2001 18:37

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Edir Sales (PL) solicitou aos presidentes da República, do Tribunal Superior Eleitoral, do Senado e da Câmara dos Deputados que determinem providências no sentido de que as próximas eleições, em 2002, contem com a instalação de dois terminais, um para as majoritárias e outro para as proporcionais.

"No próximo ano serão eleitos, além do presidente da República, senadores, governadores, deputados federais e estaduais, o que, com certeza, vai criar dificuldades para os eleitores votarem", justificou a deputada.

Edir destaca que o voto é uma prerrogativa da cidadania e que os eleitores devem ter assegurada a melhor forma para exercer seu direito com tranqüilidade. "O votante não pode ficar aflito devido às grandes filas que se formam para as urnas. Se ele estiver preocupado em agilizar o processo por conta própria pode cometer erros em sua escolha."

Para a deputada, a facilidade na hora da votação deve beneficiar também as apurações, que terão menor incidência de votos nulos.

alesp