Servidores públicos do Litoral Sul terão novo núcleo de atendimento de perícias médicas

Medida pode beneficiar cerca de 1.500 funcionários públicos estaduais que moram em Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe.
10/04/2006 11:58

Compartilhar:


O Departamento Estadual de Perícias Médicas deve concluir em 15 dias o resultado do estudo para criação de núcleo para atender os servidores públicos estaduais do Litoral Sul. O compromisso foi assumido pelo diretor do órgão, Eumir Cardim, nesta quinta-feira, 6/4, durante audiência com a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), a vereadora Professora Regina Célia (PT " Itanhaém) e os professores José Roberto Porfírio e João Luís Gregório, diretores da Apeoesp na região.

Com esta medida, cerca de 1.500 funcionários públicos estaduais que moram em Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, além de servidores de outros municípios da Baixada Santista, obrigados a realizar a perícia no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, serão beneficiados. Além da distância e do elevado gasto com transporte, a centralização também está causando demora no agendamento, afirmou a deputada.

"Hoje, o tempo de espera para passar pelo médico perito é de 20 dias. Na verdade, a criação do novo pólo trará reflexos positivos para os servidores de toda a região, já que a descentralização reduzirá a demanda concentrada no "Guilherme Álvaro" e diminuirá o intervalo entre o agendamento e a avaliação", ponderou a deputada Prandi.

Segundo o professor Porfírio, a situação para os servidores do Litoral Sul melhorou um pouco nos últimos dias, com a possibilidade de marcar o exame por telefone. "Antes, éramos obrigados a ir a Santos para agendar, depois novamente para passar pela perícia e mais uma vez para pegar o laudo. Isto já foi um avanço, mas o ideal é a criação de um núcleo no Litoral Sul", afirmou.

Eumir Cardim afirmou que além de ser significativa a distância de 80 quilômetros, " a centralização traz problemas tanto para quem utiliza os serviços, quanto para quem presta o atendimento. Acredito que em 15 dias estou com este levantamento em mãos, apontando a viabilidade e o que será necessário para colocar o núcleo em funcionamento."

A reivindicação para implantar o núcleo foi encaminhada à deputada, no final do ano passado, pela Apeoesp. Imediatamente, a parlamentar protocolou Indicação na Assembléia Legislativa, propondo a criação do serviço. Em ofício assinado pelo secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, Prandi foi informada de que a instalação do núcleo já vinha sendo estudada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp