O ano da virada

OPINIÃO
26/12/2002 16:40

Compartilhar:


Arnaldo Jardim*

O ano de 2002 ficará na história do País, seja pela conquista do penta ou pela grande mudança política que atestou o grau de maturidade das instituições que surpreendeu o mundo e a nós mesmos. Uma lição de democracia com gosto de conquista, uma vez que a tecnologia usada na votação e na apuração tornou-se motivo de cobiça por parte de outros países.

Podemos, sem dúvida, nos lembrar também de algumas tragédias, de momentos de dificuldades, da constante instabilidade econômica e insegurança pessoal nos centros urbanos. Mas, certamente, o que ficará gravado na memória é a alegria da conquista e o restabelecimento da esperança.

E 2003? Este ano se inicia ainda sobre preocupações econômica que, aliás, irão sempre existir, ora como fruto real dos desafios da vida, ora como especulação daqueles que se alimentaram de dinheiro fácil e continuam a querer usufruir os atalhos do ganho acelerado. É necessário distinguir essas duas condições e o melhor caminho para isso é fazer com que o Brasil real venha cada vez mais à tona.

O Brasil é um país empreendedor: são milhares de casos que demonstram nossa capacidade de aumentar a produtividade, de estabelecer a criatividade, de buscar fontes alternativas de financiamento. Acima de tudo, destaca-se o esforço permanente do trabalhador para se atualizar. Este Brasil bate às portas, amplia fronteiras agrícolas, manifesta-se em tecnologias de ponta que orgulham a todos nós e que nos tornam, inclusive, uma referência do conhecimento científico em algumas áreas do saber, como no caso da biotecnologia.

O Brasil real é aquele que se multiplica nas organizações não governamentais, na mobilização crescente do terceiro setor - responsável por preencher o vácuo social deixado pela administração pública. Também é um país em busca da profissionalização.

Um país real que faz conviver, em plena harmonia, raças e credos, gerando uma síntese que é até referência para todo o mundo por sua pujança de viver e por sua riqueza cultural.

Este é o Brasil que precisa estar cada vez mais visível e presente para, enfim, estabelecer um projeto de país a sua altura e com grandeza.

*Arnaldo Jardim, 47 anos, é engenheiro civil e deputado estadual. Foi relator do Fórum São Paulo Século XXI é o atual presidente estadual do PPS.

alesp