Escola da Família: abaixo assinado terá lançamento em Itapetininga


18/04/2007 18:22

Compartilhar:


Será lançado em Itapetininga, às 9h30 da próxima sexta-feira, 20/4, na praça dos Amores, o abaixo-assinado pela reativação do Escola da Família nas 2.882 escolas onde esse programa foi encerrado, devido a cortes orçamentários realizados pelo governador José Serra (PSDB). O ato, que no último dia 13/4 coletou mil assinaturas em Sorocaba, está sendo organizado em Itapetininga pelo mandato do deputado estadual Hamilton Pereira (PT) e pelo Diretório Municipal do PT.

O abaixo-assinado, que já circula por 40 cidades da região, conta com cerca de 6 mil assinaturas. O documento foi uma das deliberações da audiência pública realizada em 26/3 na Câmara Municipal de Sorocaba, que reuniu cerca de 70 pessoas entre representantes de sindicatos, associações de moradores, partidos políticos e organizações de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

É apontado no documento que o programa é uma conquista de educadores e líderes comunitários, sendo que nas localidades onde foi implementado houve significativa redução no índice de ocorrências disciplinares e policiais nas escolas. O abaixo-assinado também faz referência aos bolsistas, que encontravam no programa uma forma de financiar seus estudos e prestar um importante serviço à comunidade.

A necessidade de mobilização da sociedade foi constatada pelos participantes da audiência, que apontaram a falta de prioridade do governo do Estado à educação. Para o secretário geral da Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo), Francisco Antonio Poli, a falta de prioridade tem feito com que a educação deixe de ser um projeto de Estado e seja tratada como projeto de governo.

Por isso, o secretário alertou para o fato de que, se as comunidades das escolas onde o programa ainda não foi encerrado não se envolverem na luta pelo Escola da Família, num futuro muito próximo elas também deverão estar fora do programa.

Em Itapetininga, o abaixo-assinado pode ser encontrado no gabinete do vereador Geraldo Macedo (PSB), na Câmara Municipal, no Sindicato dos Comerciários, à rua Virgílio Resende, 836, e na residência do presidente do PT, João Ribeiro, à rua Bernardino de Campos, 117. O abaixo-assinado também pode ser acessado no site www.hamiltonpereira.org.br .

Segundo Hamilton Pereira, a coleta de assinaturas continuará a ser realizada até que a secretária da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, confirme uma data para receber o deputado em audiência. "Eu já estive com a secretária Rose Neubauer na ocasião da criação do Programa de Combate à Violência nas Escolas e quero novamente falar sobre sua importância com a nova secretária", destacou. O parlamentar também aguarda o envio de um relatório do comando da Polícia Militar sobre as ocorrências nas escolas.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp