Máquinas mortíferas

Lavadoras de roupa e louça não pensam: consomem a mesma quantidade de água para um lenço ou um lençol, um prato ou toda a louça. Quem usa deve banir o desperdício de água.
03/12/2003 19:11

Compartilhar:


"Lava roupa todo dia / que agonia...", diz a canção (Juventude Transviada, de Luiz Melodia) que encerra algumas questões. Em nosso caso, o problema é o desperdício - onde já se viu gastar tanta água, inutilmente, num tempo em que o precioso líquido mingüa em todo o mundo? Em que os especialistas advertem para o seu iminente fim? Quando se sabe que 97,5% de toda a água disponível na Terra é salgada e está em oceanos e mares, que apenas 2,493% é doce, mas se encontra em geleiras ou regiões subterrâneas de difícil acesso? Quando se tem conhecimento, enfim, que apenas 0,007% é doce, encontrada em rios, lagos e na atmosfera, de fácil acesso para o consumo humano?

A água se esgota por algumas razões básicas: a seca, o aumento da população (e do consumo, portanto) e o desperdício. Sabendo-se que a água não resiste ao desperdício, quando a máquina de lavar roupas, com capacidade para 5kg., é acionada para dar conta de apenas parte disso, estamos diante de um despropósito que consumirá 135 litros de água. Então, contendo a ansiedade, a lavadora só será ligada quando a quantidade de roupa corresponder ao desempenho. Aí, os 135 litros gastos terão justificativa. Raciocínio parecido mora no tanque que, com a torneira meio aberta por 15 minutos, consome algo próximo a 120 litros de água numa casa e 280 litros em apartamento. A solução, aqui, é semelhante ao uso da lavadora: acumule a roupa suja, lave tudo de uma vez. Coloque a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, ponha a água para enxaguar. Como tudo se transforma e pode ser reutilizado, a mesma água que lavou as roupas é aquela que lava o quintal, não?

Lava-roupas, lava-louças: uma daquelas grandes, com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres, gasta 40 litros. Lembre-se de só usar o aparelho quando a quantidade justificar o consumo. Se, porém, o trabalho for manual, atente: antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue no lixo. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Uma boa dica é colocar água até a metade da pia com detergente e deixar de molho. Ensaboe. Depois, coloque de novo água limpa na cuba até a metade e enxágüe tudo de uma só vez. Tudo porque a água não resiste ao desperdício.

A água não é uma doação gratuita da natureza. Ela tem um valor

econômico e é preciso saber do seu custo e dificuldade, na maior parte do mundo. É um recurso natural esgotável e, por isso, não deve ser desperdiçada nem poluída nem envenenada. Seu uso deve ser feito com consciência e discernimento. A água se esgota por razões líquidas e certas - a pior delas é o desperdício.

alesp