Creche São José recebe título de utilidade pública


13/09/2005 18:28

Compartilhar:


Desde sábado, 10/9, a Creche São José, no município de Franca, é portadora do título de Utilidade Pública. Nessa data, entrou em vigor a Lei 12.017/2005, de autoria do deputado Roberto Engler (PSDB). O título concede às entidades filantrópicas alguns benefícios, como isenção de pagamento de alguns impostos, além de colocá-la numa relação de associações que recebem periodicamente contribuições financeiras do governo do Estado de São Paulo.

A Creche São José é uma associação de caráter sócio-educativo, sem fins lucrativos, que funciona desde sua fundação, em 19/9/1994, em Franca. Sua finalidade é amparar a infância proporcionando às crianças carentes abrigo, alimentação, educação, assistência médica e social.

Sob a presidência de Maria Aparecida Medeiros Camargo Jacometi, a Creche São José atende cerca de 60 crianças que desenvolvem inúmeras atividades. Entre as preocupações da direção da entidade está a questão nutricional. As crianças recebem cinco refeições diárias, elaboradas sob a supervisão de um nutricionista, com cardápio balanceado e de alto valor nutritivo.

Na área da saúde, a creche conta sempre com a presença de um médico pediatra, cedido pela prefeitura municipal, que é responsável pelo encaminhamento de pedidos de exames e pelo trabalho curativo e preventivo. Há também atendimento odontológico realizado por voluntários. A área pedagógica é embasada no referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, com o desenvolvimento de diversos projetos como Tangram e Festa Junina, além de jogos e atividades esportivas.

Para o deputado Engler, a aprovação da lei é mais uma vitória que vem somar benefícios à idoneidade da entidade que atende tão bem não só as crianças carentes, como suas famílias. "Trata-se de uma entidade que orienta seus funcionários de maneira permanente, inclusive com cursos de formação continuada e que realiza reuniões mensais com os pais como forma inclusão social", disse o parlamentar referindo-se à preocupação social da creche.



rengler@al.sp.gov.br

alesp