Deputada defende implantação de Parque Tecnológico em Santos


20/05/2008 09:36

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) defende a implantação de um parque tecnológico na cidade, visando fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico focados especialmente no potencial portuário de gás e petróleo. Os primeiros passos foram apresentar Projeto de Lei na Assembléia Legislativa, autorizando o Estado a criar o empreendimento, e emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias.

"É fundamental aproveitar o potencial da Bacia de Santos e a logística portuária associados ao desenvolvimento do conhecimento. A produção científica e tecnológica é o caminho para gerar empregos que dêem aos nossos jovens a perspectiva de crescimento profissional em nossa cidade. Chega de assistirmos passivamente a revoada de talentos que são obrigados a buscar trabalho em outras regiões, porque não têm esta possibilidade aqui", enfatiza Prandi.

Segundo a parlamentar, o governo estadual tem como meta instalar dez novos parques tecnológicos até 2010. "Recentemente, houve uma reunião na Secretaria Estadual de Desenvolvimento para discutir o tema com as cidades interessadas na implantação dos novos parques. Infelizmente, nem Santos, nem qualquer município da Baixada esteve presente, tampouco demonstrou interesse. É um absurdo. Estão jogando fora uma oportunidade de ouro", afirma a deputada.

Conforme ressalta a parlamentar, a região precisa se preparar para atender à demanda de mão-de-obra que será exigida na exploração de gás e petróleo da Bacia de Santos. Há estimativas que apontam, para os próximos anos, investimentos de até US$ 500 bilhões na prospecção desses bens naturais.

"Na verdade, nossa região já está atrasada nesta corrida. Vamos ficar para trás e as melhores oportunidades de emprego ficarão para profissionais vindos de outras regiões. Nossos jovens continuarão tendo que buscar espaço fora da cidade", afirma a deputada Prandi, que já vinha lutando para que as escolas e faculdades públicas de tecnologia (Etecs e Fatecs) instaladas na Baixada abram cursos voltados à capacitação profissional para atuar na área de gás e petróleo.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp