Deputado diz estar descontente com secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência


17/04/2009 11:08

Compartilhar:


O deputado Rafael Silva (PDT), ao usar a tribuna nesta quinta-feira, 16/4, falou do seu descontentamento com a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

"Eu entendo a capacidade profissional da doutora Linamara, porém esperava muito mais da titular da pasta. Em 2000, apresentei projeto de lei que criava a Secretaria dos Direitos do Portador de Deficiência, mas entendia que tal órgão deveria se preocupar com a situação desesperadora de milhares de deficientes que não possuem dinheiro para comprar sequer uma cadeira de rodas. A secretária não vem combatendo esse problema de frente, como deveria. Nem todos os portadores de deficiência precisam de um par de muletas, mas os que precisam devem ser atendidos", comentou o parlamentar.

O deputado também lamentou a morosidade da Secretaria para estabelecer programas como o da obrigatoriedade de exame de acuidade visual e auditiva nas escolas públicas estaduais, conforme seu projeto de 2000, aprovado pelos deputados, mas vetado pelo governador, em 2003.

"É sabido que quanto mais cedo for iniciado o tratamento de deficiências visuais e auditivas, melhores resultados serão obtidos e em um tempo muito inferior ao que seria necessário na adolescência ou mesmo quando adulto", comentou o deputado Rafael.

"Caso o problema não seja identificado, as crianças com deficiência auditiva ou visual serão discriminadas e não terão condições de acompanhar o aprendizado de outras da mesma idade", finalizou o parlamentar.



rsilva@al.sp.gov.br

alesp